A guaraná é uma planta cuja origem remonta à Amazónia, podendo ser encontrada em várias zonas do Brasil e também da Venezuela. Os seus derivados, como o pó de guaraná, são muito utilizados para consumo devido aos seus potenciais efeitos em termos de perda de peso ou otimização do desempenho físico, sendo presença assídua em diversos produtos, como as bebidas energéticas.
Benefícios do pó de guaraná
Existem diversos benefícios que são frequentemente associados ao pó de guaraná, embora alguns ainda necessitem de mais estudos para que possam ser adequadamente fundamentados. Mesmo assim, podemos apontar vários benefícios, nomeadamente:
Aumenta a concentração – Devido à presença da cafeína, bem como de outros compostos, este ingrediente propicia a sua capacidade de concentração e raciocínio, sendo ideal para o desempenho de atividades académicas ou profissionais que requerem a sua atenção.
Estimula os intestinos – Existem alguns estudos que sugerem que pode estimular os movimentos intestinais, ajudando as pessoas que sofrem de problemas, como a obstipação. Além disso, parece surtir resultados também noutros problemas, como a diarreia, e ajuda a desintoxicar e a purificar o organismo.
Fomenta a energia – Um dos benefícios amplamente associados ao guaraná é que fomenta a energia. Isto acontece porque, como tem uma estrutura muito rica em cafeína, mais forte do que o café convencional, o seu efeito permite estimular a energia e desempenho físico.
Promove a perda de peso – Pode promover a perda de peso, pois leva o sistema nervoso a induzir o processo da lipólise, o qual envolve a libertação de gordura para a corrente sanguínea, onde é usada como energia durante o exercício.
Cuidados a ter com o pó de guaraná
Embora ainda não exista unanimidade em relação à melhor dosagem de consumo quotidiano, mesmo assim é possível apontar uma dosagem segura na ordem dos 0,5 a 2 gramas por dia para pessoas que não sofram de quaisquer problemas ou condições clínicas que impeçam o seu consumo.
Nessa ótica, mulheres grávidas ou a amamentar, bem como pessoas com doenças cardiovasculares, devem evitar os produtos baseados no guaraná. Além disso, devido ao seu elevado índice de cafeína, pode interagir com determinados medicamentos, pelo que o seu consumo, caso tome alguma medicação, deve ser efetuado somente após aconselhamento médico nesse sentido.
Por outro lado, é também importante incluir o pó de guaraná na sua alimentação de forma equilibrada, pois, quando tomado de forma exagerada ou, pelo contrário, quando for tomado por pessoas sensíveis à cafeína, pode despoletar efeitos secundários problemáticos, como nervosismo excessivo, insónias, entre outros.
Fontes de pó de guaraná
Normalmente, encontramos o guaraná em pó ou, se preferirmos designar de outra forma, em pasta seca feita através do esmagamento das sementes secas da sua planta, que é posteriormente utilizada na conceção de diversos produtos baseados na mesma, desde xaropes até como ingrediente ativo em várias bebidas energéticas. Em casa, pode ser adicionado a sumos naturais ou a iogurtes de forma a poder usufruir dos seus efeitos benéficos.
Apesar de o pó de guaraná estar disponível também sob a forma de suplementos, tome os mesmos somente sob vigilância médica, pois, além dos efeitos secundários existentes, como referimos acima, é sempre aconselhável optar por incluir este ingrediente na sua alimentação de uma forma equilibrada, ou seja, misturado com alimentos, para que possa manter um corpo saudável e beneficiar de todas as vantagens associadas ao mesmo.