Sendo uma preparação com polpa de bananas verdes cozidas, a biomassa de banana verde tem uma receita simples, mas conta com imensas vantagens para a nossa saúde. Além de reforçar o sistema imunitário, este alimento é um aliado para o desenvolvimento da flora intestinal e para o controlo dos níveis de colesterol.
Como é composta a biomassa de banana verde?
- A biomassa de banana verde contém amido resistente. Trata-se de uma fibra que não é digerida pelo aparelho digestivo, tornando-se no alimento das bactérias benéficas do intestino. Daí que o amido resistente permita o desenvolvimento da flora intestinal e, por consequência, aumente as capacidades do sistema imunitário e reduza a probabilidade de desenvolvimento de cancro intestinal. Este também é um «amigo» resistente para quem deseja prevenir a diabetes e melhorar o trânsito intestinal.
- A biomassa de banana verde contém um conjunto variado de vitaminas. Para além da vitamina A (relevante para a saúde dos olhos e da pele), existem vitaminas B, B1, B2 e B3. Com estes nutrientes, a biomassa ajuda no metabolismo dos aminoácidos, da glicose e dos ácidos graxos, auxiliando o organismo a utilizar de forma eficaz estes componentes.
O manganês, o potássio e o fósforo são outros nutrientes da biomassa de banana verde, que ainda tem um papel de relevo na redução dos triglicerídeos, uma acção importante para evitar altos níveis de colesterol.
Quais os passos para preparar uma biomassa de banana verde?
Pode fazê-la em casa. Basta ter um cacho intacto de pequenas bananas verdes. Depois é só seguir estes passos:
- Retirar as bananas do cacho, mas com cuidado. Os talos devem ser preservados.
- Limpá-las com água e sabão.
- Acender uma panela de pressão com água até metade e deixar ferver.
- Mal a água já esteja a ferver, colocar as bananas.
- Tapar e deixar em fogo alto até que comece a chiar.
- Quando começar a apitar, baixar o fogo e deixar na pressão durante 10 minutos.
- Desligar e aguardar que a pressão saia normalmente, sem forçar.
- Abrir a panela. Através de uma espátula, retirar as bananas e as polpas.
- Colocar as polpas num processador ou liquidificador e bater um pouco de água, mas sem colocar em demasia.
- Não deixar arrefecer e bater a polpa quente até que se forme uma pasta bem espessa. Trata-se da biomassa.
- Guardar em pequenas porções.
A biomassa de banana verde é versátil e pode ser aplicada em receitas doces ou salgadas. Que tal experimentar incluir este produto num creme de cenoura aromático? O prato é riquíssimo em sabores, como mel, gengibre e tomilho. Pode ser servido tanto quente, como frio.
Apesar da sua benéfica composição nutricional, o melhor é ingerir apenas duas colheres de sopa diárias de biomassa de banana verde. O consumo em excesso deste ingrediente pode originar flatulências, gases e a redução da absorção de alguns minerais (cálcio, zinco…).