O tomilho é uma planta muito utilizada no âmbito culinário e medicinal, sendo amplamente utilizada desde a antiguidade. Nesse sentido, as suas flores, extrato e folhas podem ter várias aplicações, embora sejam muito utilizadas pelas pessoas no tratamento de diversas patologias, desde a tosse, diarreia, dores de estômago, entre outras, constituindo, por isso, um dos remédios naturais mais utilizados pelas mesmas no seu quotidiano.
O óleo essencial de tomilho comum contém cerca de 20% a 54% de timol, o qual pertence a uma classe de compostos naturais, conhecidos como biocidas, que são substâncias que permitem eliminar organismos prejudiciais à saúde. Nessa ótica, não é de estranhar que sejam associadas a esta planta diversos benefícios.
Benefícios do tomilho
Embora o tomilho seja amplamente reconhecido pelo seu sabor diferenciador, o mesmo tem inegavelmente algumas qualidades medicinais que não devem ser descuradas. Vejamos alguns dos benefícios frequentemente associados a esta planta:
Baixa a pressão arterial – Embora sejam necessários mais estudos para fundamentar este benefício, o certo é que algumas pesquisas sugerem que esta planta tem a capacidade de baixar a pressão arterial, bem como o colesterol.
Combate a tosse – O óleo essencial que é obtido das suas folhas é muitas vezes utilizado como um remédio natural para a tosse, podendo ser associado às folhas de hera no tratamento de patologias, como a bronquite aguda.
Fortalece o sistema imunitário – Esta planta está recheada de vitaminas, como a vitamina C e A, que fortalecem o sistema imunitário e preparam-lhe para enfrentar problemas de saúde sazonais, como as constipações.
Melhora a sua disposição – O seu óleo essencial é muito utilizado no âmbito aromático e terapêutico devido a uma substância ativa designada de carvacrol, a qual, segundo estudos, pode fomentar a sua boa disposição e bem-estar.
Trata a bronquite – Existem estudos que mostram que esta planta, quando combinada com outras, melhora alguns dos seus sintomas, como a febre, tanto em crianças como em adultos.
Cuidados a ter com o consumo de tomilho
A dosagem mais apropriada está dependente de vários fatores relacionados com a idade, saúde, bem como outras condições. Todavia, mesmo assim, é seguro tomar cerca de 1 a 4 gramas de erva seca.
Quer ingerido no âmbito de uma alimentação equilibrada, quer aplicado em termos medicinais, normalmente, não existe qualquer problema, desde que por períodos curtos de tempo. O seu óleo também é, geralmente, bem tolerado quando aplicado na pele, embora pontualmente possa ocorrer alguma irritação na mesma.
Por outro lado, pessoas com problemas médicos, como as pessoas que tomam anticoagulantes, bem como as mulheres grávidas ou a amamentar, deverão consultar primeiro o seu médico antes de tomarem ou aplicarem qualquer produto baseado no tomilho, de forma a evitar quaisquer potenciais efeitos secundários prejudiciais para a sua saúde.
Fontes de tomilho
No que concerne às suas fontes, normalmente, esta planta é vendida tanto fresca, como seca, embora seca tenha uma durabilidade substancialmente maior. Devido à sua versatilidade, é possível utilizar a mesma na culinária, na confeção de diversas preparações alimentares, ou mesmo sob a forma de chá, uma das suas aplicações mais regulares, podendo, por isso, fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
O seu óleo essencial é, igualmente, uma excelente fonte desta planta, especialmente pelo seu valor em timol, sendo facilmente encontrado à venda em qualquer loja especializada e ideal para aplicação tópica, quer no couro cabeludo para combater a queda de cabelo, quer nos ouvidos para eliminar bactérias e infeções fúngicas.