O ferro é um elemento indispensável na nossa alimentação. Este mineral tem um papel importante para a manutenção do sistema imunitário, graças à produção de elastina e colagénio, e para o correcto funcionamento das células. O transporte do oxigénio e a formação de glóbulos vermelhos são outros benefícios do ferro.
Quais são as outras vantagens do ferro?
- Com o consumo de ferro, o nosso coração funciona melhor. O mineral forma umas proteínas – as mioglobinas – que se encontram no músculo do coração – o miocárdio – e permitem a sua boa oxigenação.
- Com o consumo de ferro, a nossa pele ganha um outro brilho. Como contribui para a produção de colagénio e elastina, o mineral mantém a saúde da cútis, ao assegurar a integridade do tecido conjuntivo.
- Com o consumo de ferro, as gestantes e as crianças têm mais qualidade de vida. Por um lado, os mais pequenos melhoram as suas capacidades cognitivas e de aprendizagem. Por outro, o ferro reduz o risco de morte no parto e no pós-parto. O mineral promove um crescimento saudável, ao aumentar a resistência às infecções.
- Com o consumo de ferro, evitamos a anemia. Como este mineral é um dos principais elementos da hemoglobina, o pigmento das células vermelhas no sangue, a carência de ferro causa uma menor produção dessas células – originando um quadro de anemia.
Perante uma deficiência de ferro, é comum ocorrerem quadros de irritabilidade, de apatia e de excesso de sonolência. Tonturas e falta de ar são outras consequências da falta deste mineral.
Mas também é preciso alertar para o consumo em excesso de ferro, que pode originar infecções, um acidente vascular cerebral, tumores malignos e artrites. Daí que seja importante conhecer que alimentos possuem este mineral para equilibrar a sua ingestão.
Com que alimentos é que podemos absorver o ferro?
- O ferro pode ser encontrado em ostras, mas as gestantes não devem consumi-las, devido ao perigo de toxoplasmose. Trata-se de uma doença que pode originar malformações ou a morte do feto. 100 gramas de ostras (oito unidades) fornecem cinco a nove miligramas de ferro. Os moluscos têm mais qualidades nutritivas, ao serem uma boa fonte de fósforo, contando com um papel importante para a formação e manutenção dos dentes e dos ossos.
- O ferro pode ser encontrado em sementes de abóbora, que também providenciam zinco, proteínas, vitaminas do complexo B e aminoácidos. Estas sementes ainda incluem umas enzimas que auxiliam o processo digestivo e ajudam para um funcionamento eficiente do organismo.
- O ferro pode ser encontrado no fígado bovino. Tendo sido considerado recentemente como um «super-alimento», este fígado é bastante nutritivo e repleto de vitaminas, de zinco, de selénio, de cobre… Porém, o seu consumo não deve ser exagerado, devido à alta presença de gorduras saturadas e de colesterol. Cada 100 gramas de fígado bovino tem cinco miligramas de ferro.