Tratamentos de rugas e ácido hialurónico
Como anti-rugas, revitalizante cutâneo e hidratante, o ácido hialurónico é a diversos níveis um produto polivalente, seguro, e – dirão alguns – milagroso. Por isso, todos quanto utilizam cosméticos o conhecem. Mas não é totalmente isento de efeitos colaterais quando utilizado para preencher rugas, particularmente se aplicado por um médico pouco experiente.
Uma queixa rara de quem procedeu a preenchimento de rugas com ácido hialurónico é o surgimento de uma descoloração azulada na pele, na zona da aplicação. Pela sua tonalidade, esta alteração da cor da pele pode ser confundida com as equimoses normais, resultantes das injecções, mas prolonga-se no tempo e pode inclusivamente surgir alguns meses após a intervenção.
A que se deve?
Efeito Tyndall nos tratamentos de preenchimento de rugas
O efeito Tyndall está a toda a nossa volta, por exemplo quando um farol ilumina uma névoa e a luz se torna visível. Em essência assistimos a uma dispersão da luz pelo facto das partículas terem um tamanho equivalente ao comprimento de onda da luz.
No preenchimento de rugas, este efeito surge quando o ácido hialurónico é injectado demasiado superficialmente ou, em instâncias mais raras, quando viaja até à superfície através dos tecidos. Como este material é um gel transparente, a luz luz penetra-o, mas os comprimentos de onda azuis são reflectidos, conferindo à pele a tonalidade azulada. Felizmente, este não é um problema com consequências para a nossa saúde, mas a descoloração pode demorar bastante tempo a desaparecer, se ficar sem tratamento.
Tratamento e gestão
As boas notícias são que o tratamento para esta complicação é bastante fácil, mas as más notícias é que pode envolver uma nova injecção de ácido hialurónico. Nos casos de tratamentos anti-rugas com preenchimento, em que as equimoses tardam em desaparecer, os pacientes têm a possibilidade de tratamentos laser para eliminar os factores que originam a coloração da pele pisada, como por exemplo os depósitos de ferro no sangue.
Mas no caso da descoloração se dever a ácido hialurónico mal posicionado nas rugas, o tratamento laser é ineficaz, e as nossas melhores alternativas passam pela remoção do material das zonas afectadas através de pequenas punções, ou a injecção de hialuronidase, uma enzima que facilita a dispersão de líquidos injectáveis.
Este tratamento que também corrigirá inchaços devidos à utilização de quantidades excessivas de preenchimento, tem efeitos imediatos, bastando um dia ou dois para desaparecer o tom azulado.
O lado negativo desta solução é a reversão dos efeitos positivos da intervenção estética, podendo necessitar-se de novas injecções para voltar a eliminar as rugas.
O ácido hialurónico continua a ser uma material de extrema eficácia e segurança para eliminar rugas. É no entanto da máxima importância recorrer apenas a médicos dermatologistas qualificados para o tratamentos de rugas, de modo a evitar o incómodo e custos acrescidos de uma correcção evitável.