Sem dúvida que os alimentos termogénicos são uns dos melhores aliados para todos aqueles que desejam emagrecer de forma saudável e rápida. Afinal de contas, estes ingredientes conseguem aumentar o gasto de calorias do organismo no decorrer do processo de digestão e de metabolismo. No entanto, é sempre necessário conciliar os alimentos com uma dieta equilibrada e exercício físico.
Por que a cafeína, o gengibre e a pimenta vermelha são alguns dos melhores alimentos para emagrecer?
A cafeína é um dos principais alimentos termogénicos. Esta substância estimulante consegue não só proporcionar um emagrecimento rápido, mas também tem capacidade para aumentar a disposição, a performance desportiva e a energia, contribuindo igualmente para a redução da fadiga. Falando em bebidas, o chá verde é outro produto importante para emagrecer. Embora seja relevante para aumentar a queima de gordura (é recomendável ingerir cinco xícaras por dia), o produto não deve ser consumido por quem sofre de insónia, sob o risco de agravar ainda mais esse problema.
Felizmente, não faltam alternativas! É o caso do gengibre: realmente, muitos estudos têm comprovado que o consumo regular desta planta acelera o metabolismo até 20% e melhora a digestão. A versatilidade é outra característica principal do gengibre, visto que o alimento pode ser ingerido cru, refogado ou até em forma de chá.
E que tal adicionar uma pimenta vermelha na ementa? Riquíssimo em capsaicina, o que favorece o aumento da quebra de gorduras, este é outro produto que aumenta em até 20% o metabolismo, caso haja o consumo de três gramas por dia. A pimenta vermelha deve ser adicionada em pratos quentes e em saladas. É um óptimo tempero!
Conheça outros alimentos termogénicos:
- Canela – a contribuição para um rápido emagrecimento é somente uma das vantagens do consumo de canela. O tempero também contém muitas fibras (o que acaba por reduzir o apetite), destaca-se pelos seus efeitos anti-inflamatórios, melhora o sistema imunitário, possui vitamina C e K, além de contar com uns minerais – nomeadamente o ferro. Sendo assim, com todos estes nutrientes, a canela é um bom antídoto para prevenir uma variedade de doenças.
- Água… gelada – ao ingerir o líquido a baixíssimas temperaturas, o organismo vê-se obrigado a aquecê-lo para que a água fique com a mesma temperatura do corpo. Esta acção contribui para um imenso gasto de energia e para uma consequente perda de calorias. Tal como acontece com os restantes alimentos termogénicos, não se deve consumir água em excesso.
- Óleo de coco – afinal, o alimento é repleto de gorduras saturadas – os triglicerídeos de cadeia média (TCM) – que são mais rapidamente transformadas em energia. Mas há mais vantagens: o óleo de coco é riquíssimo em ácido láurico, o que é importante para a saúde cardiovascular. O tempero ainda fortalece o sistema imunitário.