Que não haja dúvidas: a lipoaspiração é um dos métodos mais utilizados por quem se encontra acima do peso. Porém, apesar de possuir tantas qualidades, é necessário esclarecer que há muitos mitos a cercar este procedimento estético. Realmente, existem promessas que a lipoaspiração não consegue mesmo cumprir.
Será que existe um limite máximo para a retirada de gordura? E a lipoaspiração é uma excelente alternativa para o emagrecimento?
Por exemplo, deve-se sublinhar que há um limite máximo para a retirada de gordura. Em termos gerais, existe uma variação de 5% a 7% de todo o peso do corpo. Aliás, o exagero da retirada chega a debilitar o organismo: afinal de contas, juntamente com a gordura, acontece também a aspiração do sangue. É por esse motivo que não há nada como conversar com o seu cirurgião plástico para estabelecer correctamente as suas expectativas.
De resto, a lipoaspiração não é aconselhável para os pacientes que pretendem emagrecer ou terminar com a sua flacidez e celulite. A verdade é que o tratamento estético somente é indicado para a eliminação da gordura localizada, nomeadamente nas coxas, nas nádegas, na região abdominal e no rosto. Este é um aspecto bastante relevante: muitos problemas relacionados com a lipoaspiração surgem precisamente pela inadequação entre o procedimento e os objectivos de cada um dos pacientes.
Eis outro mito associado à lipoaspiração: muitas pessoas acreditam que os tratamentos feitos sob anestesia local acabam por ser menos perigosos. Mas nem sempre isso acontece. É que a anestesia local é tóxica, caso seja utilizada numa grande quantidade. Sendo assim, as cirurgias de maior porte não podem recorrer a esta anestesia, devido à maior probabilidade de aparecimento de riscos, se compararmos com outros tipos de anestésicos.
Quais são os outros mitos associados à lipoaspiração?
Com a lipoaspiração, não há mais aumento de peso! – existem pacientes que acreditam que nunca mais se engorda, depois de uma lipoaspiração. Mais uma promessa que este procedimento não pode cumprir. O melhor é que se mantenha um peso estável. Caso contrário, perante um aumento no número de quilos, engorda-se de novo, apesar de a distribuição da gordura acontecer de maneira diferente.
A lipoaspiração de pequeno porte pode ser realizada em consultório – mesmo nos quadros mais simples, é aconselhável que o procedimento decorra num ambiente adequado, com toda a segurança e a estrutura necessárias… que não se encontram disponíveis num consultório.
É uma substituta da actividade física – é verdade que há resultados que se assemelham ao desporto em relação à diminuição da massa de gordura. Porém, existem vantagens que só podemos obter com exercício, principalmente a melhoria do perfil cardiovascular.
Cicatriza-se melhor no Inverno – a recuperação e a cicatrização dos tecidos são as mesmas em qualquer estação.