Realmente, ter um regime alimentar de qualidade é um passo essencial quer para a nossa saúde, quer para a nossa aparência. Por um lado, a alimentação variada e equilibrada tem um papel fundamental para assegurar a manutenção do peso desejado e garantir a prevenção de uma série de doenças. Mas sabia que há regimes alimentares que nos ajudam a ter rugas (predominando grandes quantidades de açúcar, o que origina o envelhecimento da pele) e outros que nos auxiliam a combatê-las?
Por que as proteínas são tão relevantes no combate às rugas?
O licopeno é um dos nutrientes mais importantes para todos os que desejam prevenir o aparecimento das rugas. Sendo um antioxidante poderoso, esta substância marca presença em ingredientes que tenham uma tonalidade avermelhada. É o caso do tomate e da melancia.
Afinal de contas, o licopeno tem capacidade para potencializar a acção das enzimas que conseguem combater os radicais livres, uns elementos que são responsáveis pelo envelhecimento das células. De resto, muitas investigações comprovaram que o nutriente protege eficazmente o nosso organismo contra os raios do sol. Como o licopeno é melhor absorvido quando está processado ou cozido, o melhor é apostar em molhos de tomate, por exemplo.
A proteína é outro aliado de extrema relevância, uma vez que contribui para uma maior produção de colagénio, uma substância tão importante para evitar o aparecimento e o desenvolvimento de rugas. Daí que se tenha de incluir carnes, ovos e leite na ementa.
Conheça outros nutrientes que asseguram uma pele livre de rugas:
- Ómega 3 – é um dos segredos de beleza mais bem guardados e que nós estamos prestes a revelar: as gorduras insaturadas contribuem imenso para uma pele mais bonita, porque evitam a ressecação. Vejamos o caso do ómega 3, uma gordura poli-insaturada que se encontra em peixes (como o atum e o salmão) e em amêndoas, entre outros alimentos.
- Vitamina E – com propriedades antioxidantes, o nutriente é um protector das células da pele, visto que, ao afastar os radicais livres, impede o seu envelhecimento. É possível encontrar a vitamina E em vegetais de tom verde-escuro – couve, agrião e espinafre são apenas alguns dos exemplos.
- Flavonoides – eis mais outro nutriente antioxidante. Podendo ser encontrados no chá verde, em uvas, em frutas secas e nos chocolates amargos, os flavonoides também agem sobre os radicais livres. Por outro lado, os nutrientes ajudam imenso na absorção da vitamina C, um elemento que tanto auxilia na produção de colagénio.
- Betacaroteno – evita as alterações das células e ainda diminui o envelhecimento da pele. Os ingredientes de tom amarelado ou alaranjado são ricos em betacaroteno: cenoura, batata-doce, abóbora…
- Probióticos – como são nutrientes que têm micro-organismos vivos, os probióticos são extremamente úteis para ajudar a repor as bactérias benéficas no corpo, conduzindo a uma melhoria da pele. Os leites fermentados e iogurtes são apenas alguns exemplos de boas fontes de probióticos.