É longa a lista de nutrientes que compõem o ovo: desde proteína a potássio, passando pelo fósforo, pelo zinco, pelo manganês, pelo ácido fólico… Com tanta riqueza de componentes, é óbvio que é igualmente comprida a lista de vantagens do consumo de ovo. Este alimento contribui para um correcto funcionamento de uma boa parte dos órgãos do corpo humano.
Como é que o ovo nos ajuda a ter os olhos mais bonitos?
Durante muito tempo, o ovo foi encarado como um vilão do nosso regime alimentar, porque a gema continha muito colesterol, o que elevaria para níveis indesejáveis a presença de gordura no sangue.
Porém, estudos recentes têm comprovado que o colesterol presente em alimentos tem pouca influência sobre as taxas de gordura na corrente sanguínea. No lugar dessa «lenda da nutrição», têm sido reconhecidos os diferentes benefícios do ovo.
Por exemplo, quem consome um ovo diariamente tem os olhos mais bonitos. Este alimento impede a degeneração ocular, graças à acção de alguns nutrientes, como a luteína.
Além disso, o ovo tem pouca gordura saturada: dos cinco gramas de gordura total, só 1.5 grama é que conta com esse tipo de gordura, que, ao contrário do colesterol presente em alimentos, compromete seriamente a saúde do nosso coração.
Daí que não haja problema em consumir até sete ovos por semana, conforme concluiu uma investigação realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos da América. Contudo, esta regra não se aplica para quem já sofre de colesterol elevado: nesses casos, o consumo deve baixar para três ovos.
Que outros benefícios estão associados ao consumo de ovo?
. Com o consumo de ovo, é possível ingerir colina. Cada gema conta com cerca de 300 miligramas deste nutriente, que contribui para a regulação do sistema nervoso, do cérebro e do sistema cardiovascular, para além de melhorar a nossa memória.
. Com o consumo de ovo, é possível perder peso. Como este alimento possui aminoácidos essenciais, a sua proteína providencia uma saciedade mais rápida. Tendo poucas calorias (cerca de 70), o ovo ainda contribui para um processo digestivo mais demorado, o que atrasa a sensação de fome. Por isso, alguns nutricionistas recomendam a inclusão deste alimento – na versão cozida ou mexida – no pequeno-almoço.
. Com o consumo de ovo, é possível assegurar o crescimento e a manutenção dos músculos, devido à leucina, um aminoácido que até é bastante consumido por atletas profissionais.
. Com o consumo de ovo, é possível ter um cabelo e unhas saudáveis, porque este alimento contém uma diversidade de minerais e de vitaminas. Há mesmo quem confirme que o seu cabelo cresceu mais rapidamente, depois de incluir mais vezes este alimento nas suas refeições.
. Com o consumo de ovo, é possível prevenir o Alzheimer. O alimento contém a colina que é utilizada para a síntese da acetilcolina, um neurotransmissor com um papel de relevo na concentração e na memória.