O fator motivacional desempenha um papel fundamental no processo de emagrecimento.
De nada vale embarcar em dietas que colocam em causa a sua saúde e o bem-estar geral.
A par das restrições alimentares, a mente também é uma poderosa ferramenta – que deve ser trabalhada.
Neste artigo, procuramos desvendar a relação de causa/efeito das motivações envolvidas na perda de peso e como influenciam a qualidade de vida.
A falta de motivação condiciona a perda de peso?
Apesar de consciente do excesso de peso, não sente motivação para iniciar um programa de emagrecimento?
Talvez seja porque interiorizou as emoções e auto-imagem negativas, e julga que “ser gorda/o” faz parte da sua essência, portanto nada a fazer!
Sabe que a gordura nunca fez parte da génese de nenhum animal irracional, e muito menos do ser humano?
A ausência de motivação pode estar relacionada com a falta ou deficiente informação sobre o que envolve o emagrecimento, razão pela qual lhe propomos a vinda à nossa consulta de psicologia clínica e nutrição para saber mais e melhor.
A motivação extrínseca ajuda a perder gordura?
Parece ser consensual que a pressão da sociedade e os novos padrões de beleza corporal, são os veículos da motivação externa, principalmente das mulheres, e nas diferentes faixas etárias e condição social.
Esta motivação imposta, não conduz ao emagrecimento e perda de gordura localizada, de forma saudável e em continuidade.
Os especialistas em emagrecimento alertam para a ineficácia e perigosidade para a saúde, das dietas aleatórias e altamente restritivas de propaganda, e dão-lhe a motivação certa para otimizar os resultados pretendidos.
Daí que seja urgente marcar uma consulta de alimentação inteligente!
Motivação intrínseca pressupõe emagrecimento com satisfação pessoal
Diferentes estudos sugerem que as pessoas com grande motivação interior, percebem o emagrecimento como indicador de satisfação pessoal, com reflexo positivo no contexto familiar/ profissional e social, logo, resultados positivos e permanentes.
A falta de motivação interior para levar a bom porto um emagrecimento saudável pode levar ao ciclo do iô-iô: emagrece/engorda…desiste…emagrece e engorda ainda mais.
Revê-se neste grupo?
Não desanime! Há uma solução mais eficaz e motivante para acabar com as oscilações de peso e frustrações. Comprove por si própria!
Adquira a motivação certa e promova um emagrecimento sustentado
Quando se trata de alterar hábitos alimentares ou de atividade física, pode ser complexo perceber o que permite ou impede o emagrecimento e mudar ou adaptar novas atitudes – ainda que resultem em benefícios para a saúde e estética.
Logo, é extremamente importante encontrar aqueles profissionais que sabem como estimular a motivação certa, e derrubar os muros que bloqueiam a mudança.
Contudo, a verdade é que é igualmente possível ganhar motivação logo a partir de casa! Basta instaurar uma rotina plenamente motivadora.
A rotina certa para perder peso de forma contínua
Antes de mais, torna-se importante definir um objetivo realista.
À medida que vai perdendo os quilos a mais (e atingindo esse objetivo), vai aumentando a sua motivação e, acima de tudo, a sua felicidade, o que, por sua vez, acaba por trazer ainda mais vontade de alcançar o seu objetivo de emagrecimento.
Por outro lado, é sempre aconselhável contar com alguém que o acompanhe nesse emagrecimento. Desta forma, pode partilhar as suas maiores aflições e alegrias, o que contribui imenso para a redução da tensão e para o aumento da motivação!
Em caso de dúvida, entre em contacto com um profissional experiente e especializado para um emagrecimento equilibrado.