A vitamina K é desconhecida da maioria das pessoas. Os profissionais de saúde e mesmo a comunicação social aconselham a reposição dos valores de vitamina A, C ou D, mas raramente ouvimos falar de suplementos de vitamina K.
Ora, mas qual será a diferença operada por uma só letra? Será que “K” é a letra que nos falta no alfabeto do bem-estar e da saúde? O que seríamos ou o que sentiríamos fisicamente sem ela?
Eis alguns factos acerca da vitamina K:
1. A sua função mais conhecida é a acção que tem sobre a coagulação sanguínea
Já alguma vez pensou que, caso o seu corpo carecesse de um só nutriente, qualquer arranhão menor seria um desastre? Aliás, o problema mais preocupante que surgiria seria mesmo a propensão a hemorragias internas, isto é, as que não conseguiríamos travar ou sequer prever. Assim, a sua função mais conhecida é a hepática, de cicatrização, pois é graças a ela que as proteínas se podem transformar em substâncias que coagulam.
2. A palavra “vegetais” leva um “k”
É principalmente em alimentos de origem vegetal que se encontra uma data de vitaminas, como por exemplo a K. Pelo menos, os vegetarianos não terão problemas no que toca à coagulação devida do seu sangue e na cicatrização das suas feridas!
3. Existe a vitamina k1, k2 e k3
A vitamina K1 é aquela que se encontra nos alimentos. A vitamina K2 é a que é produzida na flora intestinal. Finalmente, a K3 só pode ser produzida artificialmente, em laboratório. Esta última, a K3, é a que se encontra nos suplementos alimentares.
4. A vitamina K é lipossolúvel
Em poucas palavras, esta é uma vitamina que se encontra nas gorduras ingeridas.
5. A doença hemorrágica dos recém-nascidos deve-se à carência deste nutriente
Um bebé recém-nascido precisa de todas as vitaminas e mais algumas, mas é comum a placenta não ter conseguido absorver correctamente a K, pelo que o fígado do bebé se torna incapaz de produzir coagulantes. Desta forma, e não tendo o bebé capacidade para ingerir outro alimento que não líquidos, deve-lhe ser aplicada a vitamina K3, para que possa recuperar da sua doença.
6. O bem-estar dos ossos também depende da vitamina K
Graças a ela, o cálcio é mais facilmente fixado nos ossos, o que ajuda à manutenção do equilíbrio dos ossos e dos dentes. Quando há diagnósticos de osteoporose, os profissionais de saúde aconselham este tipo de suplementos.
7. Em suma…
A vitamina K1, K2 ou K3, qualquer que seja, é imprescindível para a manutenção da elasticidade dos vasos sanguíneos (para que eles consigam aguentar a pressão sanguínea) e para a saúde dos ossos.
8. Se o seu corpo sentir carência de vitamina K…
Os primeiros sintomas a surgir serão as hemorragias da pele, do nariz, sangue na urina ou nas fezes ou também vómitos.
Nota: os suplementos alimentares não substituem uma alimentação equilibrada!