Conforme os anos vão passando, elas vão surgindo e parecem mesmo inevitáveis. Felizmente, o mercado da estética tem evoluído e, nos dias de hoje, é possível encontrar uma série de respostas para suavizar as rugas na testa. Acredite: há tratamentos para os mais diversos gostos. Mas todos os procedimentos têm um aspecto em comum: devem ser aconselhados por um dermatologista.
Conheça uma estratégia que suaviza e previne as rugas na testa… ao mesmo tempo!
Comecemos por apresentar uma estratégia que tem capacidade tanto para suavizar as rugas finas, como para prevenir futuras marcas de expressão: que tal conciliar a aplicação de um protector solar com a utilização de um creme anti-rugas? Realmente, é possível passar um creme pela testa à noite e nunca se esquecer de fazer o mesmo com um protector solar durante o dia.
Sabia que os exercícios faciais também têm um papel importante para reduzir as rugas na testa? Eis um exemplo deste tipo de ginástica: colocar dois dedos indicadores deitados em cima das sobrancelhas e realizar uma leve pressão até à região do couro cabeludo. Já agora, fique com um conselho precioso: recorra a um creme para que os dedos consigam deslizar mais facilmente.
Com estes exercícios, resulta uma tonificação dos músculos do rosto, o que acaba por conferir uma maior jovialidade à pele.
Quais são os outros tratamentos aconselháveis para suavizar as rugas na testa?
- Acupunctura – esta técnica, que defende que o envelhecimento se encontra relacionado com um desequilíbrio orgânico, alcança a harmonia da energia do corpo, ao provocar reacções, como um aumento da circulação do sangue, o que origina uma maior oxigenação na cútis e a produção de colagénio e elastina, duas substâncias de extrema relevância para a redução das rugas na testa. A acupunctura pode ser realizada uma vez por semana.
- Peeling químico – trata-se de um procedimento que consegue acelerar o processo de renovação completa da pele, que, regra geral, apenas ocorre em ciclos de sete anos, aproximadamente. Ao facilitar esta transformação, o peeling químico possibilita a expulsão de células mortas e a produção de novas. Sendo assim, as rugas na testa mais finas ficam atenuadas e, por consequência, a pele torna-se mais viçosa. No mínimo, recomenda-se cinco sessões. Contudo, cada caso é um caso.
- Laser – através deste tratamento, torna-se possível estimular a produção de colagénio. O método dos lasers fraccionados é o mais indicado, envolvendo microperfurações.
- Toxina botulínica – vulgarmente conhecida como botox, esta aplicação atenua as rugas dinâmicas (isto é, as marcas de expressão), ao paralisar a respectiva musculatura. O efeito é temporário, sendo necessário recorrer a reaplicações, em média, de seis em seis meses.