Porque devemos recorrer a um emagrecimento saudável?
Estamos na era e nas ondas das dietas e do emagrecimento saudável. Uma das razões é o facto de se viver dando demasiada importância à imagem e ao parecer ser.
Mas a verdadeira razão pela qual deveremos nos preocupar com o nosso peso e eliminar o excesso de gorduras deve ser e tem de ser as implicações negativas que estas trazem à nossa saúde. E como a devida razão deve ser a saúde, devemos obrigatoriamente recorrer a um emagrecimento saudável.
A ansiedade por conquistar o corpinho ideal, especialmente no verão em que este está mais expostos, leva ao aparecimento de muitas dietas e solução para emagrecimento milagrosas que não passam de meras ilusões. O que normalmente acontece é que se consegue perder peso mas rapidamente tudo volta ao que era antes da dieta milagrosa. As dietas drásticas e grandes oscilações no peso são muito prejudiciais à saúde.
Um emagrecimento saudável é fundamental para manter o peso ideal, a silhueta tão desejada mas principalmente para se manter mais saudável.
Os malefícios da obesidade
A obesidade aumenta o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, cancros entre outras, o que pode diminuir significativamente a qualidade de vida.
A obesidade pode estar associada ao risco acrescentado de hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, doença da vesícula, infertilidade, transpiração, falta de ar e dificuldades no sono. Alguns dados para reflectir:
- A hipertensão é 6 vezes mais frequente em pessoas obesas entre os 20 e os 44 anos e 2 vezes mais em indivíduos entre os 45 e 76 anos.
- As pessoas obesas têm menos resistência às doenças e ao cansaço devido à acumulação de gorduras em torno dos órgãos o que dificulta o seu funcionamento e diminui as suas defesas.
- A obesidade constitui um obstáculo à longevidade, ou seja, a esperança média de vida dos obesos é inferior ao valor normal.
Qual o peso ideal para um emagrecimento saudável?
Manter um peso saudável é fundamental para o bem-estar. Não existe um peso ideal mas apenas um peso recomendado. O peso recomendado depende de varias variáveis como por exemplo a idade, o sexo, a altura, constituição física, etc.
Existem diversas formas de calcular o peso recomendado. Uma delas, recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), consiste no cálculo do IMC (Indicie de Maça Corporal). O IMC obtém-se dividindo o peso (em kilos) pela altura (em metros) ao quadrado. O que indica o IMC:
· Menos de 18,5 = Peso reduzido;
· Entre 18, 5 e 25 = Peso normal;
· Entre 25 e 30 = Excesso de peso;
· Entre 30 a 35 = Obesidade ligeira;
· Entre 35 a 40 = Obesidade moderada;
· Mais que 40 = Obesidade mórbida.
No entanto convém não esquecer que estes valores devem ser encarados apenas como um indicador. É muito importante percebermos qual a origem do nosso peso (pode ser devido à massa muscular, à acumulação de gorduras ou a qualquer outra razão).
Se suspeita que o seu peso não é o ideal, o mais correcto é consultar um especialista que o ajudará a avaliar e analisar o seu caso. E caso seja necessário perder peso ele lhe indicará o tratamento mais correcto para que tenha um emagrecimento saudável.