Ainda há não muito tempo tinha uma bossa no nariz. Por muito que me dissessem que era que algo que frisava o meu perfil, eu não gostava nada de me ver com ela. Contudo, não me sentia suficientemente segura para fazer a cirurgia do nariz, ou, como vim a saber mais tarde, a rinoplastia.
O que deu o ânimo para procura um cirurgião foi quando uma amiga minha de longa data fez uma rinoplastia. Quando a encontrei fiz-lhe as perguntas do costume, onde é que a tinha feito, como é era a operação, se a recuperação demorava muito, se doía. Por fim, perguntei-lhe se como é que se sentia e ela me responde só com um sorriso. Nesse momento soube que a próxima a fazer uma rinoplastia era eu.
Se houver por aí outras mulheres indecisas em relação à cirurgia do nariz, embora não vos consiga convencer com a força daquele sorriso, posso deixar aqui algumas respostas a algumas perguntas que vão fazendo e desmistificar o que é a rinoplastia.
O que é a rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia plástica ao nariz. Através dela um cirurgião plástico consegue reduzir, aumentar e moldar o nariz. Mas, atenção, fazer uma rinoplastia não é como ir a uma loja de narizes, o resultado final da cirurgia do nariz também depende da nossa constituição física. Por isso, para que não tenha falsas expectativas, converse com o seu médico e oiça o que ele tem para dizer, pois ele já fez mais rinoplastias que nós.
Quando é conseguimos ver os resultados?
Logo a seguir à operação já conseguimos ver que algo está diferente por entre o inchaço e algum normal desconforto. No entanto, passado três semanas é que conseguimos apreciar o final, sendo que ainda vai melhorando até passados 6 meses da cirurgia do nariz. A acrescentar que este resultado é definitivo. Sendo assim, o nariz não sofrerá mais alterações ao longo da vida, excepto em casos de traumatismos ou de doenças.
Quando tempo é que se demora a recuperar de uma rinoplastia?
A recuperação da rinoplastia é bastante rápida e pouco ou nada dolorosa. Tirando os dois dias seguintes à operação, em que tive de andar com tampões no nariz e só podia respirar pela boca, de resto foi só seguir os conselhos do médico e uma questão de paciência. Esperar que tirem a tala, esperar que o inchaço passe e esperar para ver os resultados.
Ficamos com cicatrizes?
Todas as operações deixam cicatriz e a cirurgia do nariz não é exceção. Mas, grande parte de uma boa cirurgia plástica passa por esconder as cicatrizes. No caso da rinoplastia isto pode ser feito de duas maneiras: ou a cicatriz fica no interior do nariz, ou dissimulada no espaço de pele entre as duas narinas. A escolha do método não depende só de nós, também depende do intervenção que se vai fazer.
Em caso de dúvida, consulte um especialista para esclarecer cada uma das suas questões sobre rinoplastia e ser finalmente a senhora do seu próprio nariz