Continua a achar que tudo o que sabe bem faz mal? É sinal de que ainda não conhece totalmente as vantagens da canela. Além de dar um tempero especial a uma bebida ou a um prato, a especiaria – de origem asiática – ajuda a perder peso, diminui o mau colesterol e combate a diabetes.
Como a canela consegue lutar contra a artrite?
Sendo rica em nutrientes (incluindo cálcio, ferro, manganês e fibras) e com um poder antioxidante e anti-inflamatório, a canela tem um papel de relevo:
- Na diminuição do colesterol. Somente meia colher de chá de canela diária reduz o mau colesterol.
- No combate à constipação. Deve-se ao seu efeito imunomodulador, sendo um bom contributo para que o organismo melhore a sua resposta contra o vírus que causa a gripe. Ou seja, há um reforço do sistema imunitário. Nestes casos, experimente combinar com gengibre, porque este ingrediente tem um papel importante na luta contra as infecções no trato respiratório.
- Na luta contra a artrite. De acordo com uma investigação da Universidade de Copenhaga, os pacientes que consumiram, todas as manhãs e antes do pequeno-almoço, meia colher de chá de canela em pó, combinada com uma colher de sopa de mel, sentiram um alívio significante na dor da artrite, em apenas uma semana.
- No emagrecimento. A canela é um ingrediente termogénico: logo, consegue aumentar o gasto de calorias no organismo no decorrer da digestão e do processo metabólico. A especiaria também é indicada para quem sofre de obesidade, devido ao seu poder anti-inflamatório: esta é uma doença acompanhada por inflamação crónica.
- Na manutenção da saúde no cérebro. Cheirar a canela consegue estimular a memória e a função cognitiva.
Quais são as consequências do consumo excessivo de canela?
O combate à diabetes é outra vantagem da canela. Um estudo da Universidade Estadual Ball, nos Estados Unidos da América, concluiu que, quando juntamos uma colher de canela no nosso pequeno-almoço, reduzimos de forma drástica a quantidade de açúcar no sangue, o que reduz a probabilidade de desenvolver diabetes. A investigação abrangeu 37 participantes adultos obesos ou de peso saudável.
Logo, quando as pessoas ingeriram um cereal com seis gramas de canela, os níveis de açúcar reduziram 25% nas duas horas seguintes, comparando com aquelas que não consumiram a especiaria. Essas seis gramas correspondem a cerca de duas colheres e meia de chá.
Sendo assim, a canela evita a diabetes, ao diminuir a concentração de glicose na corrente sanguínea, além de aumentar a sensibilidade à insulina.
A quantidade máxima recomendável por dia é de seis gramas. Quando se ultrapassa esse limite, podem surgir úlcera, alteração dos batimentos do coração, intoxicação e alergias. Além disso, a canela é contra-indicada para grávidas, visto que eleva o risco de aborto.
Não existem diferenças em termos nutricionais entre o consumo da canela em pau ou em pó.