Ajuda a emagrecer, protege o fígado e previne a diabetes. Estes são apenas alguns dos benefícios do vinagre de maçã para o organismo. Composto por 5% de ácido acético e por 95% de água (além de algumas vitaminas e minerais), o vinagre de maçã tem mais substâncias benéficas, se compararmos com outros tipos de vinagre.
Porque a nossa saúde fica a ganhar com o vinagre de maçã?
- Consumir vinagre de maçã causa a perda de peso, graças ao ácido acético. Este elemento tem um papel importante para a queima de calorias. Um estudo publicado na revista «Bioscience, Biotechonolgy and Biochemistry», em 2009, comprovou essa ligação: antes das refeições, 175 pessoas obesas ingeriram o vinagre diluído em água durante 12 semanas e perderam 10% de gordura visceral e de peso do corpo.
- Consumir vinagre de maçã reduz a rigidez nas articulações. Mais uma vez, esta vantagem deve-se ao ácido acético, que ajuda na eliminação dos cristais de minerais que se instalam nas articulações e originam uma rigidez em toda essa zona.
- Consumir vinagre de maçã previne a diabetes, porque diminui a quantidade de glicose e, por consequência, há uma redução dos picos de insulina.
- Consumir vinagre de maçã dá saúde ao nosso fígado. Na Ásia, este ingrediente é encarado como um desintoxicante, com uma acção positiva sobre o sistema hepático. A medicina oriental também acredita que o vinagre melhora o humor, que está associado de forma directa ao funcionamento desse órgão.
Além disso, o vinagre de maçã torna os cabelos mais brilhantes. Logo, este produto tem um efeito que se assemelha a um condicionador, ao estabilizar o ph de cada fio de cabelo. É só diluir meia colher de sopa num copo de água e aplicar duas ou três vezes, semanalmente.
Será que todos podem consumir vinagre de maçã?
Apesar de ter um papel importante, o ácido acético não é o único elemento da composição nutricional do vinagre de maçã. Por exemplo, pode-se destacar a pectina, relevante para regular a quantidade de açúcar e de colesterol. Mas há mais: desde a celulose (que estabiliza a saúde intestinal) ao potássio, sem esquecer o magnésio, o flúor, o cálcio, o silício…
É frequente consumir vinagre de maçã a partir de uma salada. Mas também é possível juntar este líquido numa água ou num sumo. Deve-se evitar ingerir o vinagre de maçã em estado puro. Também é melhor rejeitar as versões pasteurizadas e filtradas: o vinagre de maçã orgânico é a opção ideal.
Porém, em certos casos, este tempero não deve ser consumido de nenhuma forma. O produto é incompatível com pessoas que tenham úlcera. Quem sofre de problemas gástricos não pode ingerir muito este vinagre.
Mas, mesmo as pessoas que podem consumir vinagre de maçã devem ter alguns cuidados: grandes quantidades deste tipo de tempero originam sérios danos ao nosso estômago.