Alguma vez sentiu que após respirar profundamente se sente com mais energia e com uma capacidade para reagir aos problemas e preocupações de uma forma mais racional e assertiva?
Respirar é um processo tão natural e automático que a maior parte das vezes não lhe prestamos a devida atenção. Quando nascemos, respirar e respirar de forma correta é inato, mas, à medida que crescemos e vamos sendo expostos a diversos fatores destabilizantes, como é o caso do stress, vamos perdendo essa capacidade.
De uma forma simples podemos definir a respiração como um processo fisiológico, através do qual o ar inspirado é levado até aos pulmões, entrando na corrente sanguínea sob a forma de oxigénio, assegurando, assim, os processos metabólicos do organismo ao mesmo tempo que permite eliminar o monóxido de carbono resultante de processos químicos do nosso corpo.
No entanto, nem todas a pessoas utilizam a sua capacidade respiratória de forma eficiente, esquecendo-se de focar a sua atenção neste processo, comprometendo, assim, o seu estado físico e emocional.
Stress, ansiedade, falta de concentração, perturbações digestivas e insónias estão entre os principais problemas que afetam significativamente as pessoas que apresentam um estilo de respiração rápida e curta, que utiliza apenas a parte superior do corpo.
Conheça os 10 principais benefícios de respirar corretamente:
- Ajuda a relaxar e a tranquilizar a mente, promovendo o autocontrolo;
- Reforça o sistema imunitário;
- Regula a temperatura corporal;
- Melhora a digestão e o metabolismo;
- Ajuda a libertar toxinas e a regular as funções orgânicas do corpo;
- Reduz a prisão de ventre;
- Rejuvenesce, pois promove a oxigenação celular;
- Tonifica e beneficia, em geral, todos os órgãos e tecidos;
- É uma boa ajuda nas dietas de emagrecimento, pois atua nas causas da obesidade;
- Combate a depressão, insónia e défice de atenção.
Mas como pode a respiração influenciar, de forma tão significativa, a nossa saúde?
Ao que parece, e segundo alguns dos estudos já desenvolvidos, a respiração controlada age positivamente sobre o sistema nervoso autónomo, o qual comanda os processos involuntários de diversos órgãos do nosso corpo, controlando, assim, de forma equilibrada, mecanismos inconscientes como a digestão e os batimentos cardíacos, ao mesmo tempo que ajusta as respostas simpática e parassimpática do nosso corpo.
Aprenda a respirar de forma correta:
- Utilize toda a sua capacidade respiratória, ou seja, sinta o ar entrar pelas narinas, dirigir-se para os pulmões, dilatar o abdómen, acabando no baixo ventre e fazendo o caminho inverso;
- Pratique a respiração consciente, pois esta permite adquirir um maior controlo físico e emocional;
- Durante a respiração, tome consciência, não só do ar que é inspirado e expirado, mas também de todo o seu corpo, e de como ele reage a este processo;
- Respire sempre pelo nariz, mantendo, assim, um boa oxigenação pulmonar;
- Entre as diversas técnicas de respiração existentes, a mais simples consiste em respirar pausadamente, contando até cinco, efetuando uma pausa e expirando devagar, contando até seis.
Respirar profundamente é o mesmo que transmitir ao nosso cérebro a mensagem de que tudo está calmo, não havendo necessidade de atuar face a potenciais ameaças.
O nosso cérebro não distingue entre acontecimentos reais e pensamentos dissonantes, capazes de provocar desequilíbrios emocionais e físicos. Por isso, o controlo dos nossos pensamentos e emoções tem um papel fundamental no nosso bem-estar, sendo que a respiração consciente é uma ferramenta chave desse processo.
Faça da respiração consciente uma rotina, utilize-a como um calmante natural, sempre à mão, em qualquer circunstância e em qualquer lugar. Recupere esta excelente capacidade humana, pois respirar corretamente é sinónimo de saúde.
Pois é, quando alguém lhe disser “respira fundo e conta até dez”, pode ser mesmo o melhor conselho!