Sendo cultivada em mais de 100 países, a batata-doce reúne o melhor de dois mundos: afinal de contas, o alimento tanto é saboroso, como faz maravilhas pela nossa saúde! Aliás, os praticantes de musculação já incluem a batata-doce na sua ementa há algum tempo. O mesmo acontece com todos os que pretendem emagrecer.
Por que a batata-doce ajuda num processo de emagrecimento?
Realmente, quando comparamos com a batata-inglesa, a batata-doce tem mais calorias. No entanto, mesmo assim, ajuda a emagrecer, tal como concluiu uma investigação realizada pelo College of Agriculture and Life Sciences, nos Estados Unidos da América, devido ao seu baixo índice de glicemia. E não só. É que a batata-doce tem amido resistente. Trata-se de uma fibra insolúvel que resiste às enzimas do intestino delgado, que, ao não conseguir digerir o amido, acaba por atrair moléculas de açúcar e de gordura e, desta maneira, há uma absorção mais lenta.
Daí que a batata-doce permita a entrada de glicose na circulação do sangue de uma forma mais gradativa, o que contribui para que o organismo consiga receber energia durante mais tempo, obtendo-se, por consequência, uma sensação de saciedade mais prolongada.
Perante isto, a batata-doce tem capacidade para reduzir as medidas do corpo e ainda para eliminar a gordura que se encontra na região do abdómen.
Mas as qualidades da batata-doce não terminam por aqui. Afinal de contas, o ingrediente é encarado como um perfeito produto para os atletas: para além de incluir bastantes hidratos de carbono, tornando-se numa relevante fonte de energia, a batata-doce conta com cinco vezes mais cálcio, mais potássio e o dobro de fibras, em comparação com a batata-inglesa. De resto, a batata-doce também tem mais nutrientes em relação à mandioca: é que o alimento tem mais cálcio, proteínas, potássio, fósforo e fibras.
Batata-doce é uma poderosa aliada para combater o colesterol e a diabetes
A destacar igualmente que a batata-doce inclui bastantes vitaminas, com destaque para a vitamina A e B1. Aliás, somente 100 gramas de batata-doce já contam com vitamina A na mesma quantidade de 23 quilos de batata comum.
Com esta composição, o alimento caracteriza-se por ser um importante aliado para controlar o colesterol e a diabetes, sem esquecer que a batata-doce ainda estimula o intestino.
Existem várias formas de confeccionar a batata-doce. Uma das maneiras mais fáceis é assar o produto. Grelhar a batata-doce é uma boa alternativa em comparação com os fritos. O ingrediente é igualmente uma opção de qualidade enquanto sobremesa. Trata-se de uma escolha saudável, se tivermos em conta algumas sobremesas tradicionais, como os bolos.
Embora o seu consumo seja aconselhável, a verdade é que não se deve ingerir batata-doce em excesso, tendo em conta a sua dose de calorias. O equilíbrio é sempre o melhor caminho.