O sódio é um mineral e encontra-se bastante associado a um outro elemento químico, o cloreto. O cloreto de sódio é aquilo a que comummente chamamos de «sal de cozinha» e conta com 40% de sódio em cada um dos gramas. Para muitos, o sódio é apenas um vilão para o nosso bem-estar, uma vez que está relacionado com um aumento da pressão arterial, entre outros problemas. Mas será que é mesmo assim?
Por que motivos é que o sódio é um aliado para o nosso organismo?
O sódio tem um papel importante para o correcto funcionamento do nosso organismo: este mineral consegue equilibrar os níveis de água no corpo, juntamente com o potássio. Por um lado, o sódio faz a retenção de líquidos, enquanto o potássio causa a sua excreção.
Porém, há mais vantagens associadas ao sódio:
- O sódio é um aliado do coração. Como assegura as contracções musculares, o mineral mantém o ritmo normal do coração. Perante a falta de sódio, surgem as arritmias cardíacas.
- O sódio é um aliado dos músculos. Mais uma vez, esta vantagem deve-se ao seu papel nas contracções musculares. Perante a falta de sódio, surge a fraqueza muscular.
- O sódio é um aliado da energia, visto que o mineral actua no metabolismo de hidratos de carbono, de gorduras e de proteínas. Logo, esses nutrientes transformam-se em energia para o nosso organismo. Perante a falta de sódio, o corpo é atingido por um cansaço.
- O sódio é um aliado em diarreias e em vómitos. Os dois sintomas causam uma perda deste mineral e tornam necessário ingeri-lo seja pela alimentação, seja por soro.
Qual é a quantidade recomendada de sódio a consumir por dia?
Conclusão: tal como acontece com outros minerais, o sódio apenas prejudica o nosso organismo, caso seja consumido em quantidades excessivas. A hipertensão arterial é uma das principais consequências, além das complicações renais, dos problemas com os ossos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Sem esquecer que o excesso de sódio favorece o inchaço, naqueles casos em que já haja outros problemas associados, como complicações no coração ou obesidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente, é aconselhável ingerir dois gramas de sódio – o que corresponde a cinco gramas de sal. Para reduzir o consumo do mineral, deve-se seguir algumas dicas. Escolher outros temperos (de limão, de azeite…) é uma delas tal como recorrer a sal sem sódio.
É nos alimentos de origem animal que mais se pode encontrar o sódio, como o ovo, a carne, o leite e o peixe. O mesmo não acontece com os produtos de cariz vegetal: o sódio é inexistente em frutos e muito escasso em leguminosas e em cereais. Os espinafres, o aipo e as hortaliças são os alimentos de origem vegetal com uma maior concentração deste mineral.