Rugas: o que as provoca?
Nesta era da imagem, todos tememos as rugas como sinais da idade, mas o nosso metabolismo é apenas parcialmente responsável pelo seu surgimento. Existem efectivamente diversos tipos de rugas, e em diversos locais da nossa face e corpo.
Rugas em torno da boca ou rugas na testa podem ter causas diferentes, mas as rugas que possuem uma relação mais directa com o nosso modo de vida são as rugas de expressão.
Estas rugas surgem e vincam-se com as nossas emoções e preocupações diárias, marcando ao longo dos anos os nossos momentos e esculpindo o nosso modo de ser. Se algum dia ouviu a expressão “sorrir com os olhos”, ou se já a aplicou face a alguém, não a surpreenderá que essa pessoa, com a idade, desenvolva as afamadas patas de galinha em torno dos olhos. Irónico portanto, que a alegria faça despontar as mesmas rugas que nos fazem tão infelizes.
Mas mesmo as rugas de expressão precisam de um grande auxiliar para o seu surgimento: o sol.
O sol e a saúde da pele.
Que apanhar sol é bom para a nossa saúde, ninguém o negará, mas a exposição solar excessiva é um dos problemas menos falados na nossa sociedade onde o moreno é altamente desejável.
Mas os raios UV são dos principais contribuidores para o envelhecimento prematuro da pele, com efeitos exponenciais a partir dos 50 anos de idade. Por outras palavras, com o avançar da idade, os danos causados pela exposição solar tornam-se cada vez mais notórios e os raios UV acabam por ser responsáveis por entre 80% e 90% de todos os sinais de envelhecimento.
Isto não significa dizer que o sol possa servir de bode expiatório para má dieta ou cuidados cutâneos inadequados, mas implica cuidados extras agora que a Primavera chegou e o Verão se aproxima.
A tonicidade da pele é mantida pelo funcionamento correcto das fibras de colagénio e elastina que possuímos na derme, mas a acção solar danifica o colagénio e leva a concentrações anormais de elastina. Na sua tentativa de reparar os danos, o nosso organismo repara as fibras de colagénio, mas nem sempre o consegue fazer de modo totalmente correcto, gerando rugas cada vez mais expressivas.
Outro efeito comum da exposição UV é o engrossamento da pele, em áreas como o pescoço e testa, causando rugas particularmente profundas que permanecem visíveis quando a pele é esticada.
Prevenção de rugas: protecção solar.
Contra a idade não há muito que possamos fazer, mas contra tudo o resto, é possível criar um apreciável nível de protecção.
Entre os tratamentos mais eficazes contra as rugas encontram-se os peelings e os preenchimentos, tipicamente com substâncias como o ácido hialurónico, mas também o botox, particularmente eficaz contra rugas de expressão.
Contactar um dermatologista é a melhor maneira de obter aconselhamento correcto e iniciar tratamentos eficazes contra o envelhecimento da pele, mas ainda melhor é a prevenção.
Uma nutrição adequada e uma hidratação correcta da pele são as melhores barreiras contra a agressão solar. Esta combinação entre nutrição e hidratação é de particular importância nas mulheres que usam maquilhagem, um factor não negligenciável na degradação da saúde cutânea.
Utilizar maquilhagem implica a sua limpeza profunda sempre antes de ir para a cama, e a escolha de cosméticos que não desgastem a pele, principalmente os não-comedogénicos. Caso contrário, os próprios produtos de maquilhagem contribuirão para o desgaste e desidratação da pele, e o consequente surgimento de rugas.
E enquanto utilizamos os nossos cremes hidratantes, o melhor é utilizar os cremes que possuam factor de protecção solar. Apesar de só pensarmos neste problema durante os meses de calor, a opção por um creme com alto índice de protecção solar deve ser feita durante todo o ano, com efeitos que serão notórios a longo prazo.
Essa é por vezes a maior distinção entre os cremes de dia e os cremes de noite, estes últimos carecendo de protecção UV, pelo que a sua utilização tão comum durante o dia, significa uma protecção incompleta.
Com estes cuidados tão simples, a nossa pele beneficiará grandemente e poderemos mantê-la jovem e sem rugas durante muito mais tempo.