Porque recorrer a um dermatologista para um tratamento para estrias?
A farmácia é talvez o primeiro local a visitar por quem procura um tratamento para estrias, mas o carácter sistémico destas lesões cutâneas significa que a maior eficácia é obtida apenas com recurso a um dermatologista, por forma a levar a cabo uma terapêutica adequada às especificidades de cada paciente.
De modo muito simples, as estrias são lesões cutâneas causadas quando as fibras de colagénio responsáveis pela tonicidade da pele se rompem, voltando a unir-se de modo desorganizado.
Este rompimento é geralmente atribuído a um aumento de volume corporal demasiado rápido para a pele poder acompanhar, mas pode também ser devido a patologias diversas que enfraqueçam as fibras.
Ao mesmo tempo, qualquer tratamento para estrias está dependente do tipo de estrias encontradas. Na sua fase vascular, quando se encontram avermelhadas, as estrias podem ser facilmente combatidas com laser para secar os vasos sanguíneos de modo a impedir o aumento da sua dimensão, após o que se utilizam peelings ou a dermabrasão. Contudo, já estabilizadas e transformadas em verdadeiras cicatrizes, as estrias serão mais complicadas de tratar, requerendo processos mais complexos e penosos de tratamento.
Os cremes de tratamento para estrias são eficazes?
De um modo geral podemos dizer que sim. Os cremes comerciais de tratamento para estrias que favoreçam a reorganização das fibras de colagénio e hidratem a pele, possuindo componentes como extractos de centela ou ácido hialurónico, permitem obter bons resultados no combate às estrias. Contudo, a sua eficácia é essencialmente preventiva e a velocidade de acção relativamente lenta.
Se as suas estrias estão já em fase avançada, só um tratamento especializado sob a supervisão de um dermatologista poderá garantir resultados eficazes a curto prazo.
Quais as vantagens de um dermatologista sobre um médico de clínica geral?
Um médico dermatologista é por definição um profissional especializado no funcionamento da pele e dos factores que o afectam. Tem por isso um melhor conhecimento das causas e tratamentos possíveis para qualquer afecção cutânea do que qualquer outro profissional médico.
A pele é um órgão, tal como o coração ou os pulmões, e do mesmo modo que estes, é um órgão de vital importância, já que serve de barreira entre o corpo e invasores internos, e é o principal mediador da temperatura corporal essencial ao funcionamento correcto do nosso organismo. É portanto um órgão através do qual se manifestam muitas patologias internas, significando que o cuidado da pele não é apenas uma questão estética.
As clínicas dermatológicas compreendem este facto melhor que ninguém e garantem os melhores resultados no combate ao herpes labial, mas igualmente no tratamento da rosacea e outras afecções cutâneas, como sejam a psoríase, calvície, remoção de sinais e manchas, ou tratamento do acne.
Perante tanta concorrência, o melhor é pesquisar na Internet pela formação e experiência de cada um dos profissionais ou buscar referências junto de familiares e amigos.
Depois de tanto pesquisar, escolha o seu dermatologista para saber mais sobre tratamento para estrias e livrar-se deste problema