Durante muito tempo vivi constrangida por causa do sintomas da hiperidrose e evitava ao máximo o contacto físico com outras pessoas por recear que notassem o meu problema. Para quem não sabe o que é a hiperidrose, eu passo a explicar: é uma patologia caracterizada pela transpiração anormalmente intensa, em quantidades muito maiores do que as que o nosso corpo normalmente precisa para regular a temperatura.
Hiperidrose: uma fonte de muitos complexos
Geralmente, este excesso de suor anormalmente grande, provoca mãos frias e húmidas, desidratação e pode originar graves infecções secundárias na pele. Num estado estado grave, pode provocar, inclusive, lacerações vincadas na pele.
Como podem perceber pela minha breve descrição, a hiperidrose não é propriamente uma patologia de pele muito simpática de se ter. é mesmo muito desconfortável ter de conviver com todas as contrapartidas que esta doença comporta, afecta verdadeiramente as nossas relações sociais.
Sempre procurei encontrar soluções para este problema e até chegue a experimentar alguns tratamentos, mas todos sem sucesso. Numa das minhas pesquisas diárias, encontrei um artigo que falava de tratamentos para hiperidrose com botox e que parecia ser bastante interessante.
Comentei com uma amiga a respeito do que tinha descoberto e ela falou-me de uma colega que também tinha hiperidrose e que se estava a tratar numa clínica em Lisboa, e que, ao que parecia, os tratamentos estavam a ser realizados com recurso a botox.
Meti imediatamente mão à obra, fui à internet e tirei o número da clínica para marcar uma consulta e esclarecer as minhas dúvidas sobre o tal tratamento contra a hiperidrose feito com botox.
Por que o botox é a melhor solução para combater a hiperidrose?
Consegui uma marcação para o dia seguinte faz hoje quase cinco meses. «Inundei» o médico com perguntas sobre a doença e sobre os tratamentos e ele, como muita paciência e de forma bastante didática esclareceu todas a minhas dúvidas.
Quaisquer medos ou receio que pudesse ter em relação aos tratamentos foram anulado. O médico explicou-me que o recurso à infiltração local de toxina botulínica tipo A estão entre os principais métodos mais eficazes utilizados para combater a hiperidrose, pois desempenham o papel de inibidores do funcionamento das glândulas sudoríparas, alcançando resultados bastante satisfatórios que duram entre 9 a 12 meses.
Confiei totalmente, avancei para a realização dos tratamentos e não me arrependi. A minha aposta traduziu-se num tratamento de sucesso, que eliminou os incómodos sintomas da hiperidrose e contribuiu muito para melhorar a minha vida social e pessoal. Acho que nunca dei tanto apertos de mão e abraços como agora.
A destacar que existem igualmente outros tratamentos para o combate à hiperidrose. Por exemplo, nos quadros mais graves, é aconselhável que se recorra a uma intervenção cirúrgica para a retirada das glândulas sudoríparas na região das axilas. Já a simpaticectomia torascoscópica é indicada para os casos de hiperidrose palmar. Alías, é até considerada a melhor e mais definitiva solução junto da comunidade médica.
Em caso de dúvida, consulte o seu médico para saber tudo sobre hiperidrose