O que é a mamoplastia de aumento?
Trata-se de uma intervenção cirúrgica que tem como finalidade o aumento do tamanho das mamas. No entanto, a mamoplastia de aumento também se destina à correcção de um quadro de ptose ligeira – aquilo a que chamamos habitualmente de «mamas descaídas», além de ser possível aumentar um pouco a firmeza desta região.
Como se realiza uma mamoplastia de aumento?
Nos dias de hoje, há várias técnicas para a realização de uma mamoplastia de aumento. O melhor é entrar em contacto com o seu cirurgião plástico, um profissional que tem capacidade para optar pela abordagem mais indicada para o seu caso.
Contudo, existe um elemento em comum entre todos os procedimentos: a inserção de um implante (ou seja, uma prótese) logo atrás do músculo do peito ou do tecido das glândulas. É ainda possível colocá-lo atrás da fáscia, ou seja, de uma membrana de um tecido que envolve e separa os músculos, as fibras musculares, os órgãos neurológicos e as vísceras. Para a introdução das próteses, recorre-se a um pequeno corte na região da axila, à volta da aréola e no sulco mamário.
A mamoplastia de aumento deixa cicatrizes?
Tal como acontece com todas as outras intervenções cirúrgicas, a mamoplastia de aumento origina cicatrizes. Porém, os cirurgiões fazem sempre o possível para que as marcas sejam pouquíssimo visíveis. Aliás, estas cicatrizes contam somente com alguns centímetros e situam-se em regiões bastante discretas.
Como é o pós-operatório?
Geralmente, não é necessário o internamento no pós-operatório. Sendo assim, a paciente pode submeter-se a uma anestesia local com sedação e, posteriormente, regressa a casa no próprio dia da cirurgia. Não há nada como discutir todos os detalhes com o seu cirurgião plástico.
Na fase do pós-operatório, as mamas acabam por apresentar um edema (isto é, um inchaço) e ainda algumas equimoses. Felizmente, estas manifestações duram apenas duas a três semanas.
Pode retomar a sua actividade normal (por exemplo, regressar ao trabalho) de quatro dias a uma semana. É aconselhável aguardar um pouco mais para realizar exercícios físicos intensos.
Quais os tamanhos disponíveis?
Há uma diversidade de tamanhos de mamoplastia de aumento. Daí que seja tão importante escolher a opção certa. Como é óbvio, não há nada como falar com o cirurgião plástico para esclarecer todas as dúvidas. Porém, é possível fazer alguns testes em casa para encontrar o tamanho adequado.
Um exemplo é o teste do saco de água: com uns sacos introduzidos dentro do soutien, e que contêm uma quantidade de água semelhante ao tamanho dos implantes mamários, a paciente pode olhar-se ao espelho, imaginando como ficará após a mamoplastia de aumento. Quando encontrar o volume de água que corresponda ao tamanho do implante desejado, basta retirar o líquido e medir a sua quantidade. Em teoria, esta indica a dimensão da prótese.
Quanto custa uma mamoplastia de aumento?
Como cada caso é um caso, obtenha um orçamento correcto da sua mamoplastia de aumento, entrando em contacto com um profissional em cirurgia plástica.
Caso tenha mais alguma dúvida, esclareça tudo sobre mamoplastia de aumento com um cirurgião plástico