Sendo umas veias dilatadas e tortuosas, as varizes tornam-se numa séria fonte de complexos na região das pernas e dos pés. Ficar com o pé parado durante longos períodos é uma das principais causas para o aparecimento e desenvolvimento deste problema estético, uma vez que este comportamento acaba por aumentar a pressão nas veias na zona inferior do corpo. Mas há mais.
Quais são as outras causas associadas às varizes?
Realmente, as varizes podem igualmente surgir, devido à existência de uma fraqueza ou herdada ou congénita das paredes das veias. Sendo assim, estas tornam-se dilatáveis facilmente, com a pressão natural do sangue. As causas ambientais também têm a sua relevância e prolongam-se para além do sedentarismo ou de passar bastante tempo em pé. É o caso da exposição ao calor, do envelhecimento, de uma dieta pobre em fibras, do tabagismo e do excesso de peso.
De resto, embora seja uma preocupação estética, a verdade é que as varizes – que atingem 30% da população adulta, predominando no género feminino por causa dos períodos de gravidez e da componente hormonal – também podem estar na origem de situações de desconforto e de dor. Para além disso, é provável que estas veias dilatadas aumentem o risco de doenças no sistema circulatório.
Sensação de peso nas pernas, leve inchaço e ardor são apenas alguns dos sintomas que se encontram associados às varizes. Algumas manifestações chegam a ter um carácter grave, como a acumulação de líquidos na perna, as mudanças na cor da pele ao redor das pernas e dos tornozelos, sem esquecer ainda a pele seca e o inchaço.
Conheça alguns conselhos para a prevenção das varizes
Felizmente, as varizes podem ser prevenidas. Basta seguir os melhores conselhos. Por exemplo, que tal apostar em fazer exercícios, em usar meias de compressão e em elevar as pernas? Aliás, este tipo de comportamentos é igualmente aconselhável para quem já tem este problema, uma vez que são um excelente auxílio quer para aliviar as dores, quer para impedir algumas complicações. Evitar a utilização de roupas apertadas é outro conselho de ouro.
Contudo, caso a sua situação não melhore, aceite a sugestão de recorrer a especialistas em varizes: um cirurgião vascular e um angiólogo. Já agora, para facilitar a consulta, chegue com algumas informações prontas: um histórico médico, que inclua outras condições que o afectem (bem como medicamentos ou suplementos que são ingeridos com regularidade), uma lista com todos os sintomas (e há quanto tempo é que estes apareceram)…
A melhor solução para tratamento pode envolver a integração dos mais variados métodos: desde a obliteração térmica com a passagem de uma fibra laser à injecção de produtos esclerosantes.
Em caso de dúvida, consulte um especialista e saiba tudo sobre varizes