Mais do que um problema estético, as varizes que insistem em aparecer nas pernas femininas podem ser um grande incómodo no dia-a-dia. Sintomas como dores contínuas, sensação de cansaço e comichão são frequentes em pessoas com varizes.
As varizes, geralmente, têm causas hereditárias, não existindo cura para o problema. Consultar um especialista pode ser a solução para minimizar os incómodos causados pela doença. As varizes podem apresentar complicações, originando manchas ou úlceras, hemorragias e eczemas, devendo ser tratadas como uma doença e não apenas como um problema estético.
Existem hoje no mercado diversas clínicas que dispõem de tratamentos de varizes. Através de técnicas, como o stripping da veia grande ou pequena safena e fleboextracções, a ablação por radiofrequência ou laser, a esclerose com espuma e a microscleroterapia, os médicos tratam as varizes e retardam o seu aparecimento. Não existe idade para o surgimento de uma doença venosa e, potencialmente, todos nós podemos ter varizes.
Pequenas mudanças de hábitos evitam aparecimento de varizes
As varizes são frequentes em pessoas com mais de 30 anos, porém, se aparecerem antes, existem tratamentos de varizes, como a microscleroterapia. Conhecida por secar as varizes, a técnica consiste em injectar uma substância dentro da veia afectada para provocar atrofia e o colapso dos vasos. É indicada, principalmente, para as varizes mais finas.
Nos casos mais graves pode tornar-se necessário recorrer a uma cirurgia, sendo que, as varizes são retiradas através de pequenas incisões.
Como mais vale prevenir do que remediar, existem pequenas alterações que fazem toda a diferença. Os flavonóides que se encontram nas sementes de uva ajudam a reduzir o inchaço das pernas e contribuem para fortalecer as veias.
Controlar o peso, praticar exercício físico, manter uma alimentação equilibrada e evitar ficar demasiado tempo sentado ajudam a prevenir o aparecimento de varizes numa idade precoce.
O salto dos sapatos que utiliza também é um factor importante para prevenir as varizes. O ideal é utilizar saltos médios, com altura entre três e sete centímetros, que mantêm a perna numa posição que facilita a circulação do sangue.
Factores que levam ao aparecimentos precoce de varizes
Além da predisposição genética, outros factores podem desencadear o aparecimento das varizes, como a gravidez, um tratamento hormonal, o uso de anticonceptivos, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo. Uma pessoa que permanece muito tempo em pé ou sentada também tem mais probabilidades de desenvolver esta doença.
Dor e cansaço, sensação das pernas pesadas, edema e inchaço das pernas, principalmente em redor do tornozelo, são os principais sintomas de quem sofre de uma doença venosa e necessita de procurar tratamento, antes que o problema se agrave e seja necessário recorrer à cirurgia vascular.
Como evitar que as varizes afectem os movimentos?
A melhor prevenção é praticar exercício físico, usar meias elásticas e evitar o excesso de peso. As varizes aparecem com mais frequência nos membros inferiores: pés, pernas e coxas. O sedentarismo é uma das principais causas deste problema, por isso, mexa-se pela sua saúde.
Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem o seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo. Assim sendo, os exercícios podem ajudar em muito neste retorno do sangue, evitando o problema. Caminhar, correr, fazer musculação ou hidroginástica são exercícios que podem trazer grandes benefícios para quem tem esta predisposição.