Site icon Cuidar do Corpo

O stress pode desencadear surtos de psoríase?

Tal como acontece com outras doenças dermatológicas, a psoríase não só afecta a saúde da pele, mas também atinge a auto-estima dos pacientes. Realmente, como se já não bastassem a comichão e as manchas que aparecem por todo o corpo, a patologia acaba por ser uma fonte de stress… o que é uma causa para o desenvolvimento de surtos de psoríase.

Por que o stress pode desenvolver ciclos de psoríase?

A verdade é que um estado de ansiedade permanente consegue desencadear uns neurotransmissores que ao actuarem em variados órgãos do corpo humano influenciam o seu funcionamento. A pele é um exemplo. Afinal de contas, o stress tem capacidade para comprometer o equilíbrio do organismo, havendo uma maior dificuldade de os mecanismos fisiológicos controlarem o sistema imunitário.

É por esse motivo que os factores emocionais têm um papel de relevo para o desenvolvimento da psoríase para todas as pessoas que já contam com uma predisposição genética para esta doença. De resto, alguns medicamentos antipsicóticos e que estabilizam o humor contribuem igualmente para favorecer os surtos de psoríase.

Sendo assim, os pacientes que sofrem desta patologia devem possuir sempre um apoio psicológico para conseguir lidar com os sentimentos que a psoríase provoca e, dessa forma, reduzir os elevados níveis de ansiedade.

Quais as principais estratégias para contornar a ansiedade e diminuir a probabilidade de ter psoríase?

De resto, há métodos para contornar o stress e evitar estas crises. E até são bastante simples:

Comentários

comments

Exit mobile version