Site icon Cuidar do Corpo

A Raiz de Alcaçuz Amaina Problemas Intestinais

A alcaçuz é uma planta cujos derivados são utilizados não só no âmbito alimentar, mas também medicinal, em concreto na medicina natural. Isto acontece, porque muitos dos benefícios para a saúde amplamente ligados à raiz de alcaçuz ainda carecem de alguma fundamentação e estudos adicionais que efetivamente suportem os mesmos, apesar de os seus efeitos positivos começarem a ser paulatinamente reconhecidos pela medicina convencional.

Benefícios da raiz de alcaçuz

Apesar de alguns ainda não terem sido devidamente comprovados, são diversos os benefícios que são frequentemente associados à raiz desta planta, entre os quais podemos realçar:

Ajuda a tratar o cancro – Alguns estudos sugerem que a raiz de alcaçuz pode ajudar a tratar alguns tipos de cancro, nomeadamente o cancro de mama, bem como o cancro da próstata.

Amaina problemas intestinais – Segundo pesquisas efetuadas sobre os seus efeitos em problemas gastrointestinais, constatou-se que esta raiz permite restaurar o equilíbrio, amainando, assim, potenciais problemas, como a intoxicação alimentar ou as úlceras no estômago.

Protege a pele – Géis tópicos baseados na alcaçuz são amplamente utilizados em tratamentos dermatológicos, devido às suas propriedades antibacterianas, por exemplo, no tratamento do eczema.

Purifica o sistema respiratório – A alcaçuz também é recomendada para tratar problemas respiratórios. Isto acontece porque os suplementos orais com ingredientes ativos baseados nesta planta permitem remover o muco, o que ajuda o sistema respiratório a funcionar melhor.

Reduz o stresse – Com o passar do tempo, o stresse pode deixar a glândula adrenal exausta devido à contínua produção de adrenalina e cortisol, contudo, esta glândula pode encontrar alívio nos suplementos baseados no extrato desta raiz.

Cuidados a ter com o consumo de raiz de alcaçuz

Para poder usufruir destes benefícios, naturalmente, é preciso ter em atenção as doses recomendadas para consumo de produtos derivados da raiz de alcaçuz. Nesse âmbito, a dosagem pode variar dependendo do tipo de produto, contudo, mesmo assim, é seguro consumir até 3 gramas de extrato seco, até 9 gramas para diluição em chá, bem como até 10 gramas quando em pó.

Quando não se tem em atenção as quantidades absorvidas de derivados desta raiz, podem ocorrer alguns efeitos secundários prejudiciais à saúde e que, por isso, são de todo evitáveis, como é o caso da fraqueza muscular devido aos baixos níveis de potássio, bem como retenção de fluidos.

Além disso, mulheres grávidas ou a amamentar, bem como pessoas com hipertensão, devem evitar tomar derivados da alcaçuz, uma vez que estão mais sujeitos a complicações do que as outras pessoas.

Fontes da raiz de alcaçuz

Com os devidos cuidados, você pode consumir os produtos derivados desta raiz e usufruir das suas potencialidades em termos de saúde. Para o efeito, existem várias maneiras de o fazer, uma vez que a raiz de alcaçuz está disponível sob várias formas, como é o caso do extrato líquido de alcaçuz que é a forma de utilização mais frequente, uma vez que é muito utilizada como adoçante comercial em doces e bebidas, mas também do pó de alcaçuz, que pode ser utilizado juntamente com um gel para fazer uma pomada de aplicação tópica na pele, sem esquecer o chá, comumente utilizado no âmbito da medicina natural pelas pessoas em casa.

Além dessas opções, pode também optar por suplementos, contudo, neste caso, sob vigilância médica, de forma a prevenir eventuais complicações para a sua saúde. De qualquer das formas, pode sempre optar por integrar o chá de alcaçuz de forma equilibrada na sua alimentação, de acordo com os cuidados referidos acima, para que possa colher todos os benefícios desta planta para a saúde, de uma forma totalmente orgânica.

Comentários

comments

Exit mobile version