Durante muito tempo vivia iludida e pensava que a lipoaspiração era uma coisa completamente diferente daquilo que realmente é. Só depois de ter ido ao consultório da Dra. Luísa Magalhães Ramos e ter feito uma é que me apercebi que a minha ideia estava um pouco deslocada da realidade. Foi por isso que revolvi escrever esta lista de 10 coisas que se deve saber acerca da lipoaspiração, para que quem ande à procura de perder gordura compreenda melhor o que ela é.
1- Procure um médico especialista
Como a lipoaspiração é uma das cirurgias mais praticadas no mundo e, muito devido a esta popularidade, há a tendência para que se pense que é um processo tão fácil como cortar o cabelo. Conduto, a lipoaspiração é uma cirurgia que, como qualquer outra, exige os cuidados de um médico especialista e de preferência referenciado na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica. Eu escolhi a Dra. Luísa Magalhães Ramos e recomendo-a a todas as minhas amigas.
2- A lipoaspiração não serve para perder peso
A lipoaspiração é um processo de remoção de gordura localizada. O que significa que o seu objectivo principal é corrigir a silhueta e não perder peso, mas perder gorgura. Por exemplo, eu livrei-me de umas gordurinhas na anca que teimavam em não sair por mais horas de ginásio que fizesse. No que diz respeito ao peso, no meu caso em particular, depois da lipo, até ganhei algum, mas a Dra. Luísa disse que é normal que após a operação haja uma retenção de líquidos que origina esse aumento. E, realmente, passado uns dias voltei ao meu peso normal.
3- Os resultado não são imediatos
No pós-operatório podemos logo notar que deu para perder gordura, contudo os resutados podem continuar a melhorar até 3 meses depois da lipo. Segundo a Dra. Luísa deve-se à tal retenção de fluídos, que faz a zona da intervenção inchar. Assim que o inchaço desaparece podemos ver o resultado final e acredite que vai ficar muito surpreendida.
4- Pode-se ganhar peso depois de uma lipoaspiração
Como já disse antes, foi o que me aconteceu e é uma coisa normal. Isto acontece porque antes a aspiração da gordura, é inserido um líquido anestesiante e vasodilatador na zona a ser tratada. Após a cirurgia algum deste líquido fica no corpo, que reage retendo ainda mais fluídos nessa zona. Mais uma vez, isto é normal, voltei ao meu peso passados uns dias.
5- A lipoaspiração não reduz a celulite
Segundo o que a Dra. Luísa me disse, nalguns casos a celulite até passa a notar-se mais, noutros menos, pois a lipo é um procedimento para perder gordura localizada e não celulite. No que me diz repeito, até pode ter ficado a notar-se mais pouquinho, mas a minha silhueta ficou tão melhor que nem me preocupo com isso.
6- É eficiente
Se não fosse eficiente, a lipoaspiração não seria uma das cirurgias mais praticadas das últimas décadas. Segundo a minha opinião, seria impossível enganar milhões de mulheres durante tanto tempo. Segundo a minha experiência, além de eficiente, os resultados são deslumbrantes.
7- A lipoaspiração não substitui uma dieta ou o exercício físico
Uma lipo não é uma cirurgia de combate à obesidade. Se está à procura de perder peso deverá recorrer a outro tipo de cirurgia. A lipoaspiração é uma forma de remover focos gordura localizada que de outra forma seriam difíceis de perder. Eu sempre me esforcei para manter um estilo de vida saudável, antes e depois da lipo. Aliás, depois ainda mais, pois não quero que as minhas ancas voltem ao estado em que estavam.
8- Cintas Modeladoras
Para que minimizar inchaços e para realçar os contornos, após a lipoaspiração são usadas cintas modeladoras. Eu achei esta fase um pouco chata, andar sempre dentro de uma cinta elástica, mas às vezes é preciso sofrer um pouco pela beleza.
9- A lipoaspiração não garante que a gordura removida volte
Se após a operação optar por não manter um estilo vida saudável, a gordura pode voltar. Isto para mim não foi um grande problema porque sempre tive cuidado com a alimentação e sempre pratiquei desporto, mas houve amigas minhas que tiveram de fazer algumas mudanças ao seu estilo de vida depois da lipo e sentem-se muito melhor.
10- Causa alguma dor
Sim sente-se alguma dor depois da cirurgia, mas não é nada de muito forte, pelo menos no meu caso, pois estas coisas da dor dependem de pessoas para pessoa e da zona do corpo em que a lipo é feita. Agora que já sabe algo mais sobre a lipoaspiração cabe-lhe a si decidir se quer ir para frente com ela e perder gordura localizada. Eu não me arrependi, aliás, se a tivesse feito mais cedo, havia peças de roupa que ainda estariam no meu armário. Marque já a sua consulta com a Dra. Luísa Magalhães Ramos.