O mel é uma substância alimentar, normalmente encontrada de forma líquida e viscosa, produzida pelas abelhas, com base no néctar colhido pelas mesmas em flores. Trata-se de um ingrediente muito popular e, para esse facto, muito contribui a facilidade e diversidade de formas em que pode ser consumido. Contudo, esta popularidade não pode ser dissociada dos seus potenciais benefícios para a saúde.
Benefícios do mel
Portanto, embora seja muito conhecido pelo seu sabor, o mel tem um leque abrangente de aplicações no âmbito da medicina natural, uma vez que são lhe atribuídos com regularidade diversos benefícios para a saúde, entre os quais podemos destacar os seguintes:
Ajuda a perder peso – Apesar de ter mais calorias do que o açúcar, quando é diluído em água quente, permite digerir a gordura armazenada no nosso corpo, o que, por sua vez, ajuda a perder peso.
Fonte de energia – Cada colher de sopa de mel contém aproximadamente 64 calorias, o que faz com que seja muito utilizado por pessoas que procuram fontes naturais de energia, de forma a sentirem-se mais ativas no seu quotidiano.
Fornece vitaminas e minerais – Embora possam variar de acordo com o tipo de flor usada na apicultura, este ingrediente fornece vitaminas, bem como minerais importantes para o corpo, como é o caso da vitamina C, cálcio e ferro.

Melhora o sistema imunitário – Como tem nutracêuticos, os quais são importantes na remoção de radicais livres do corpo, permite melhorar o sistema imunitário, protegendo-o contra diversos problemas.
Promove a performance atlética – Alguns estudos sugerem que pode funcionar como uma preciosa ajuda ergogénica para a performance atlética, permitindo otimizar a condição física de uma forma natural.
Cuidados a ter com o consumo de mel
Qualquer ingrediente, mesmo que natural, deve ser sempre consumido de uma forma moderada e este não é exceção. Nessa ótica, pode ser consumida, de forma segura, uma quantidade que varia entre uma colher de sobremesa e uma colher de sopa, todos os dias.
Devido às suas componentes, deverá ser evitado pelas mulheres grávidas, crianças até um ano, bem como por pessoas com determinadas condições médicas, como a diabetes, casos em que é recomendado consultar um médico, de forma a obter aconselhamento sobre se podem ou não incluir este ingrediente na sua dieta.
Fontes de mel
O mel pode ser adquirido facilmente numa superfície comercial tradicional ou, pelo contrário, numa loja específica de produtos naturais, em potes existentes para o efeito e, devido à sua versatilidade, pode ter várias aplicações enquanto alimento, nomeadamente para colocar diretamente no pão como geleia, para misturar com bebidas substituindo o açúcar ou mesmo para misturar com outros ingredientes para criar um remédio natural saudável.
Além disso, podemos encontrar também vários tipos de mel, pelo que, antes de adquirir o mesmo, deverá estar atento ao rótulo constante, para se certificar de que compra o produto com as características e proveniência que pretende.
Apesar de ser um ingrediente saudável e benéfico para a sua saúde, como é natural, deverá ser sempre enquadrado no âmbito de uma alimentação equilibrada e diversificada, tendo alguns cuidados como os supracitados, para que possa usufruir de todos os benefícios associados ao mesmo.