Método para redução da celulite, a Mesoterapia tem auxiliado milhares pessoas no tratamento da celulite.
Esta técnica tem sido desenvolvida e aceite como método padrão na maioria dos clínicos europeus durante a última década. A nova forma de tratar a celulite é considerada menos onerosa do que outros tratamentos cosméticos para celulite que são mais invasivas.
O tratamento é realizado por profissionais qualificados que oferecem um acompanhamento adequado e personalizado a cada paciente. Uma sessão de Mesoterapia demora cerca de 15 minutos e o seu número e frequência depende da patologia a tratar e das características de cada paciente.
Como funciona a técnica de Mesoterapia?
Trata-se de uma técnica médica posta em prática pelo Dr. Michel Pistor, médico francês, em 1952. É actualmente considerada em todo o mundo como um tratamento muito eficiente no combate à celulite mas é útil também nas estrias, flacidez e envelhecimento em geral, quer do corpo quer da face.
A técnica consiste, principalmente, na administração de substâncias baseadas em extractos naturais, que são aplicadas através de infiltrações a nível intradérmico. Este sistema permite a mobilização e a dissolução da gordura acumulada, que não desaparece com o exercício.
Além disso, graças à sua aplicação consegue-se ativar a microcirculação da zona a nível arterial, venoso e linfático, pelo que se regenera o tecido e se promove a eliminação de líquidos e toxinas.
O tipo de substâncias injetadas pode variar de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, quer se queira acelerar a destruição das acumulações adiposas quer melhorar a circulação ou a oxigenação.
Como se forma a celulite?
A acumulação de gordura localizada e a celulite são problemas estéticos muito frequentes. São as mulheres que apresentam este problema em maior grau, enquanto apenas 10% dos homens sofrem.
Este fato deve-se à constituição e fisiologia do corpo feminino, que se caracteriza pelo facto de ter um maior número de células gordas ou adipócitos.
As principais razões para o aparecimento da celulite são múltiplos, tais como a herança genética, os problemas hormonais, os hábitos de vida pouco saudáveis, entre eles o excesso de álcool e tabaco, o sedentarismo, o stress ou o uso de roupa muito justa.
Muitos tentam tratar celulite através de um processo de emagrecimento, e fazendo dietas específicas. Embora o emagrecimento possa trazer alguma melhoria estética, esse, por si, não é um tratamento para a celulite.
Como é o procedimento da mesoterapia?
A mesoterapia realiza-se com fármacos aprovados que são seleccionados de acordo com a situação específica em causa. Utilizamos as agulhas mais finas existentes no mercado de forma que o tratamento é bem tolerado e a pessoa só sente pequenas «picadas».
No caso da celulite geralmente utilizamos a mesoterapia integrada em protocolos específicos combinada com outras técnicas como a radiofrequência, a carboxiterapia, o LPG, os ultrassons, etc. Os efeitos secundários são praticamente inexistentes.
Quais são os principais cuidados nas fases de pré e pós-operatório?
É importante que haja uma preparação rigorosa da pele, ou seja, esta tem de ser cuidadosamente limpa e desinfectada.
De resto, após a sessão de mesoterapia, não se pode apanhar sol durante três dias.