A noz da Índia é a semente proveniente do fruto da Nogueira-de-Iguape, cuja origem remonta a países, como a Índia ou a Malásia. A semente é, de resto, muito utilizada num contexto de medicina popular, para diversas finalidades, como a perda de peso, devido às suas componentes ativas.
Todavia, mesmo tratando-se de um remédio natural, pode ser tóxico, quando tomado de forma inadequada ou numa dosagem mais elevada do que a recomendada, pelo que a supervisão médica é essencial, caso queira incluir este produto na sua alimentação.
Benefícios da noz da Índia
Apesar dos diversos benefícios que são frequentemente associados à noz da Índia, a realidade é que muitos ainda carecem de estudos científicos que fundamentem, na prática, a sua eficácia, contudo, mesmo assim, podemos destacar alguns dos mesmos, como:
Ajuda a perder peso – Em zonas, como a América do Sul, esta noz é muito popular devido às suas componentes, que muitas pessoas defendem que dissolvem os depósitos de gordura no corpo, ajudando, por isso, a perder peso.
Fomenta a saúde da pele – Segundo alguns estudos, os efeitos desintoxicantes desta noz permitem fomentar a saúde da pele, fazendo com que esta fique também mais clara e bonita.
Promove os movimentos intestinais – As suas propriedades permitem promover os movimentos intestinais, combatendo, assim, a obstipação e a sensação de inchaço na barriga.
Propicia o crescimento do cabelo – Algumas pessoas apregoam os seus efeitos no cabelo, propiciando um cabelo mais forte, saudável, bem como o seu crescimento, mesmo em indivíduos com cabelo fraco.
Reduz o colesterol – Devido às suas propriedades, algumas pesquisas sugerem que tem efeitos benéficos na redução do colesterol, promovendo assim um corpo mais saudável.
Cuidados a ter com o consumo de noz da Índia
Não existe, por enquanto, unanimidade em relação à melhor dosagem a tomar de forma quotidiana, pelo que é recomendável consultar um médico, antes de tomar efetivamente a noz da Índia, desde que você seja uma pessoa saudável e sem condições que desaconselham o seu uso.
Isto acontece porque esta noz não está indicada para pessoas que sofrem de problemas médicos, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar. Logo, se tem alguma condição avessa ao consumo de remédios naturais como este, deverá consultar um profissional de saúde adequado antes de efetivamente o comprar, até porque pode produzir alguns efeitos secundários, nomeadamente efeitos laxativos e diuréticos, que resultam em diarreia ou em fortes cólicas intestinais.
Fontes da noz da Índia
A noz da Índia, normalmente, pode ser encontrada numa loja convencional de produtos naturais sob a forma de pó ou em chá, em conformidade com a aplicação para a qual pretende utilizar a mesma.
Apesar de ser um produto natural, devido aos seus potenciais efeitos secundários, bem como às suas contraindicações, o seu consumo deverá ser feito com moderação e com os devidos cuidados, de acordo com o que referimos acima, no âmbito de uma alimentação equilibrada e saudável, para evitar quaisquer efeitos prejudiciais para a sua saúde e poder, deste modo, colher todos os efeitos benéficos que são amplamente propalados e associados a esta noz.