A tribulus terrestris, comumente conhecida por abrolhos, é uma planta que produz frutos espinhosos, cujos extratos são usualmente utilizados sob a forma de suplementos, devido aos seus benefícios, quer para a saúde, quer para otimização do desempenho físico.
Como muitos destes benefícios são inclusive suportados por alguns estudos já efetuados, os quais realmente suportam a eficácia da planta para diversos fins, os seus extratos podem ser utilizados no tratamento de vários tipos de patologias, desde desordens na pele até problemas nos rins. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não estão devidamente familiarizadas com as suas potencialidades.
Benefícios da tribulus terrestris
Existem diversos benefícios que são frequentemente associados à tribulus terrestris, embora ainda sejam necessários mais estudos para realmente fundamentar e comprovar muitos deles. Nessa ótica, vejamos alguns dos benefícios que são habitualmente atribuídos ao extrato desta planta:
Aumenta a libido – Há muito que estes suplementos são vistos como tendo a capacidade de potenciar a libido, quer nos homens, quer nas mulheres, sendo que um estudo chegou mesmo a constatar que 49 em 50 mulheres que tomaram o mesmo tiveram um aumento gradual do desejo sexual e satisfação.
Intensifica a energia – Algumas pesquisas sugerem que o extrato da tribulus faculta uma maior sensação de energia devido ao aumento da quantidade de oxigénio disponível para as células.
Melhora a disposição – As alterações de humor podem ser maçadoras para as pessoas, porém, existem evidências de que o extrato desta planta pode afetar positivamente o humor, o stresse e a ansiedade, promovendo assim uma melhor disposição e bem-estar.
Protege o trato urinário – Como tem propriedades diuréticas, a tribulus encoraja o fluxo urinário, o que ajuda a limpar os rins, a bexiga, o fígado, bem como a uretra.
Cuidados a ter com o consumo de tribulus terrestris
Tal como acontece com os benefícios supracitados, apesar das potencialidades da tribulus terrestris, ainda são necessárias mais pesquisas que ajudem a identificar quais as doses diárias mais apropriadas para tomar da mesma, todavia, mesmo assim, existe alguma unanimidade numa dosagem padrão que varia entre os 85 e os 250 miligramas diários.
Quando tomados dentro da dosagem recomendada e num período de tempo curto, os suplementos com este ingrediente ativo são seguros, desde que não sejam ingeridos por pessoas que tenham problemas de saúde, nem por mulheres grávidas ou que se encontrem a amamentar.
Pelo contrário, quando tomados de forma inadequada, os suplementos podem suscitar alguns efeitos secundários, os quais englobam dificuldades em dormir, bem como períodos menstruais irregulares nas mulheres, situações que podem ser evitadas ao tomar estes suplementos sob vigilância médica, até porque os mesmos podem interagir com determinados medicamentos.
Fontes da tribulus terrestris
Para usufruir de todas potencialidades da tribulus terrestris, é necessário adquirir suplementos com este ingrediente ativo, devendo sempre estar atento aos rótulos de quaisquer produtos que deseja comprar, de forma a verificar os níveis do mesmo em cada produto. Isto acontece porque é desaconselhado recorrer à fonte natural, uma vez que não é seguro comer o fruto espinhoso da planta de onde deriva, pois existem relatos que a sua ingestão pode levar ao colapso dos pulmões.
Trata-se, em suma, de um suplemento com grandes potencialidades para a sua saúde e condição física, porém, a sua ingestão deverá ser sempre controlada, nomeadamente pelo seu médico, mesmo que seja natural, para que o mesmo possa identificar potenciais efeitos secundários e eventuais interações com medicamentos que esteja a tomar.