As águas termais são excelentes aliadas na saúde e no bem estar físico e mental. Retemperar forças, recarregar baterias e restabelecer o equilíbrio é o conjunto de maravilhas que as termas têm para nos oferecer. Escusado será lembrar que águas termais rimam com natureza, com ar puro e com verde – muito verde.
Mas o que são águas termais? São águas de origem subterrânea com temperatura de emergência superior a 20ºC, ou seja, são soluções aquosas naturais formadas em condições geológicas específicas e caracterizam-se por três aspectos fundamentais:
- a sua origem natural;
- a sua pureza bacteriológica;
- o seu potencial terapêutico.
Saiba que a maioria das águas termais são originárias da água da chuva que, infiltrando-se em profundidade, vai adquirindo características físico-químicas únicas em função da composição mineralógica das formações geológicas por onde circula.
Águas termais, a riqueza de um recurso natural
Portugal é um dos países da Europa mais abundantes em águas termais: são estas um recurso natural que tem sido utilizado desde a antiguidade em diversas áreas da saúde e na promoção do bem-estar: na terapêutica, na reabilitação e na prevenção de diversas doenças.
As termas de S. Pedro do Sul constituem um óptimo exemplo de como este recurso natural, que são as águas termais, possui múltiplas utilidades. Saiba que esta é a estância termal portuguesa que apresenta a maior frequência anual de aquistas. Porque será?
Conhecidas por serem capazes de produzir efeitos diversos a nível da superfície cutânea, as águas termais têm sido utilizadas no tratamento de doenças da pele, como a psoríase e a dermatite atópica. Está, aliás, comprovado que as águas termais de S. Pedro do Sul são hidratantes e anti-irritantes, pelo que o seu campo de aplicação pode estender-se às áreas da Dermatologia e da Cosmética.
Tamanhas evidências de que as águas termais provocam efeitos maravilhosos a nível cutâneo incitaram à sua comercialização em forma de vaporizadores e/ou incorporadas em diversos produtos cosméticos e de higiene corporal.
O segredo das águas termais de S. Pedro do Sul
As águas termais de S. Pedro do Sul apresentam uma composição físico-química semelhante à de algumas águas termais que são utilizadas no tratamento de doenças de pele e na área da Cosmética: um elixir de saúde e bem-estar!
Mas a que se deve estes efeitos? Qual é o segredo das águas termais de S. Pedro do Sul? Especula-se que estes efeitos poderão dever-se ao seu grau de mineralização mas, igualmente, a um conjunto de características químicas específicas desta água, nomeadamente no que concerne ao seu conteúdo aniónico e também à presença dos elementos vestigiários boro, manganésio e alumínio.