Conhecida como pele casca de laranja, a celulite é a maior inimiga do público feminino, que deseja eliminá-la a todo o custo. Esta carateriza-se por depósitos de gordura em determinadas zonas do corpo, como coxas ou nádegas, dando um aspeto irregular à pele, semelhante à casca de uma laranja. E é dai que vem o famoso apelido: pele casca de laranja.
A celulite é classificada em três graus:
- É o mais fácil de tratar, pois as irregularidades ainda são impercetíveis e apenas se vêem se pressionar a pele;
- É um nível intermédio em que a gordura localizada é visível, formando o efeito pele casca de laranja;
- O mais grave dos três níveis é que pode formar nódulos e provocar dor;
Como combater a celulite?
Mais vale prevenir do que remediar. Esta velha máxima deve ser aplicada quando falamos dela. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são grandes aliados no que à pele casca de laranja diz respeito.
Existem algumas medidas que podem (e devem) ser tomadas para evitar que a celulite evolua e alcance um grau de maior gravidade. Conheça-as:
- Praticar exercício físico desenvolve a massa muscular e promove a circulação;
- Se a retenção de líquidos promove a celulite, saiba que esta pode ser evitada se não tomar a pílula contracetiva. Esta é uma das medidas mais difíceis, pois nem sempre é aconselhável deixá-la. Para esclarecer as dúvidas consulte o seu médico;
- Evite o vestuário demasiado justo ao corpo;
- O tabaco é outro grande inimigo da pele, pois provoca a retenção de toxinas pelo organismo;
- Beber água, água e mais água. Um organismo bem hidratado evita a retenção de líquidos;
- Evite o consumo de gorduras. Dê preferência a alimentos ricos em fibra;
Sabia que…!
- A celulite forma-se através da gordura acumulada no tecido adiposo. Devido à má circulação neste tecido acumulam-se gorduras, líquidos e toxinas, provocando uma perda de elasticidade da pele. A celulite não é um fenómeno exclusivamente estético.
- A celulite afeta 80% das mulheres que querem a todo o custo livrar-se da pele casca de laranja. Quando tratada tardiamente, esta pode tornar-se num problema de saúde. A ingestão abundante e incorreta de alimentos, os problemas de obstipação, a adoção de posturas corporais incorretas, como cruzar as pernas, a ingestão de álcool e a vida sedentária são as principais causas do aparecimento da celulite.
- A celulite pode surgir tanto em mulheres com excesso de peso como em mulheres magras (com o peso ideal). No entanto nestas últimas é mais superficial.
- Para combater a celulite muitas mulheres recorrem a clínicas de estética à procura de tratamentos inovadores, como a radiofrequência ou a drenagem linfática. No entanto, estes tratamentos não trabalham sozinho e torna-se necessário um estilo de vida saudável para conseguir os resultados pretendidos.