Sempre achou que seria impossível relaxar e tratar da celulite, ao mesmo tempo? Então, é sinal de que ainda não conhece o tratamento da endermologia. Este procedimento estético consiste numa massagem profunda a partir de uma associação de vácuo, desenvolvido através de uma bomba. Embora tenha surgido nos anos 70, a endermologia continua a ser bastante aplicada, nos dias de hoje.
Qual é a acção da endermologia?
Focando-se nos tecidos cutâneos e subcutâneos, a endermologia caracteriza-se pela sua versatilidade: afinal de contas, o tratamento proporciona resultados evidentes e eficazes, independentemente das condições de cada um dos pacientes e da zona do corpo em que se está a actuar.
Tanta eficiência deve-se à própria acção da endermologia: é que o procedimento tem capacidade para atacar a celulite, recorrendo-se a uma vascularização e a uma eliminação das toxinas, para além de se estimular as trocas entre células e de se mobilizar um «gel conjuntivo» para que a pele consiga recuperar a sua suavidade.
Enfim, a acção da endermologia consiste na activação do sistema linfático e, simultaneamente, na estimulação do colagénio. Sem esquecer que este método ainda consegue quebrar as células de gordura que se encontram em processo de envelhecimento e faz esfoliação, ao eliminar as células mortas, o que devolve um brilho natural à cútis.
Perante todas estas vantagens, a endermologia demonstra a sua capacidade de eliminar a celulite, de combater a retenção de líquidos e de melhorar o aspecto e também a tonicidade de uma silhueta. E sem que se corra grandes riscos. De resto, o procedimento distingue-se por ser totalmente natural, não invasivo e indolor. A destacar que a endermologia também fornece a todos os pacientes uma sensação relaxante no seu corpo.
Endermologia: como é que se deve massajar os braços, as pernas e a barriga?
A endermologia apenas massaja o corpo com um aparelho de sucção, composto por dois pequenos rolos que, quando deslizam sobre a pele, acabam por melhorar a circulação de uma determinada zona e originam uma consequente eliminação das toxinas do organismo.
A massagem pode acontecer por todo o corpo (braços, barriga e pernas), mas com movimentos diferentes. Nas pernas, estes são ascendentes e dirigem-se da perna até à parte posterior do joelho e da coxa até à virilha. Por outro lado, na barriga, os movimentos são executados em direcção à virilha e, nos braços, o aparelho da endermologia vai se dirigindo até às axilas.
Apesar de se encontrar associada a tantas vantagens, é importante sublinhar que a endermologia somente será bem sucedida, caso seja feita uma avaliação correcta e uma execução de excelência por parte de profissionais experientes e especializados. Por exemplo, só um bom dermatologista é que consegue determinar com exactidão o grau de celulite e, por consequência, indicar o melhor tratamento para suavizar – e até mesmo eliminar – esta imperfeição estética.