O site Mulher Sapo publicou recentemente um estudo que revela que as mulheres que apresentam um rosto e uma pele mais jovens correm menos riscos de contrair doenças cardiovasculares, concluindo-se assim, mais uma vez, que a saúde também se reflete na nossa beleza e imagem exterior. Este tema torna-se ainda mais importante quando a sociedade atual reforça, cada vez mais, a importância de mantermos um visual elegante, bonito e perfeitamente cuidado – o que aumenta nas pessoas a necessidade de apresentarem um rosto e uma pele jovens e livres dos inestéticos sinais da idade. A procura aos produtos e serviços que garantem uma juventude quase eterna tem sido então crescente, sendo o botox um dos tratamentos cada vez mais solicitado.
O que é e para que serve o botox?
O botox, nome familiarmente dado à toxina botulínica tipo A é um complexo protéico purificado, de origem biológica, que se obtém a partir da bactéria Clostridium botulinum e que tem sido cientificamente reconhecido como o mais eficaz na reparação de músculos que estão demasiados contraídos.
Utilizado em diversas áreas médicas, como a neutologia, a ofalmologia, a urulogia e até a pediatria, ao ser introduzido num músculo, o botox bloqueia a libertação de acetilcolina, provoca o relaxamento muscular.
Na medicina estética, o botox tem vindo também a ganhar um peso crescente, sendo muito utilizado para o tratamento de rugas de expressão, do chamado “sorriso deprimido” e de hiperidrose palmar e/ou axilar.
Os resultados da aplicação de botox podem ser percebidos logo a partir do terceiro dia, durante aproximadamente seis meses. No entanto, e apesar de os primeiros resultados serem temporários, sabe-se que a repetição do tratamento faz com que se obtenham resultados mais duradouros.
O procedimento de aplicação do botox é muito simples: o paciente recebe normalmente uma anestesia tópica, pelo que apenas sente umas picadas pequenas e praticamente indolores. Depois, o botox é injetado nas rugas que necessitam do seu preenchimento, não deixando qualquer cicatriz no rosto ou exigindo quaisquer cuidados especiais depois do tratamento.
Ainda que possa ser aplicado em qualquer pessoa acima dos 25 anos, o botox é desaconselhado nos casos de pessoas que:
- apresentem alergia a qualquer componente da formulação do botox
- estejam grávidas ou em período de amamentação
- sejam portadoras de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias
- tomem anticoagulantes, aminoglicosídeos e outros medicamentos que interfiram na transmissão neuromuscular.
Depois da aplicação do botox, como se pode garantir por mais tempo uma pele jovem?
Como já vimos, a aplicação de botox envolve resultados com uma duração média de seis meses, pelo que a manutenção de uma pele jovem e saudável implica a garantia de alguns cuidados.
Sabe-se que, normalmente, o envelhecimento da pele decorre de algumas causas, para além da incontornável passagem do tempo, como a carga genética, a exposição solar inadequada, a alimentação desequilibrada, a contração natural dos músculos do rosto e os hábitos tabagísticos.
Assim, para assegurar o envelhecimento da pele e o aparecimento das tão indesejáveis rugas, devemos manter os seguintes cuidados:
- Limpar, tonificar e hidratar a pele duas vezes por dia;
- Usar protetor solar diariamente;
- Evitar banhos muito quentes, que reduzem a proteção natural da pele;
- Fazer esfoliações semanais para promover a renovação celular;
- Evitar o álcool e o tabaco;
- Fazer uma alimentação saudável (à base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas);
- Ingerir cerca de dois litros de água por dia;
- Dormir em média 8 horas todas as noites.
Não nos podemos esquecer que a pele do rosto está diariamente exposta às mais diversas agressões externas (como o sol, a poluição e todas as impurezas que lhe oferecemos num simples toque com as mãos), pelo que a regra é protegê-la o mais possível, por forma a que ela envelheça precocemente. Garantidos estas premissas, e realizando as referidas aplicações de botox (idealmente duas vezes ao ano), será então possivel apresentar um rosto e uma pele jovens, saudáveis e perfeitamente cuidados.