Quando o Verão começa a chegar, é impossível não sentir de imediato os efeitos do calor, tanto internos quanto externos. Por isso, para prevenir os efeitos do calor sem ser obrigada a ficar em casa ou a restringir-me a locais com ar condicionado, decidi adoptar uma data de hábitos que estimulam o meu bem-estar, mesmo quando exposta a altas temperaturas e aos raios solares.
Eis o que costumo fazer todos os dias:
1. Beber muita água e chá
Manter o organismo hidratado não deve depender apenas da nossa vontade pessoal ou da sede que sentimos. Devemos sempre esforçar-nos por beber muita água e até chá (quente ou frio), pois a temperatura corporal precisa deles para se manter equilibrada. O chá BooTea é um dos meus preferidos, por ser detox e adelgaçante – sem dúvida, grandes vantagens na época do Verão e na preparação do corpo para a praia e para prevenir os efeitos do calor!
2. Usar chapéu
Há quem não goste de usar chapéus, mas a verdade é que eles têm estado bastante na moda, até os grandes e até os de palha! O chapéu é um adereço que não deve faltar para prevenir os efeitos do calor no Verão. Não só tapa o rosto e os ombros do sol, como também mantém a pele fresca e uma sombra que faz falta frequentemente. E ainda mais: é um adereço indispensável que combina com imensos outfits nesta estação!
3. Aplicar protector solar
Para prevenir os efeitos do calor, o protector solar deve ser aplicado sempre que possível, principalmente no rosto, que é uma das zonas mais exposta aos raios UVB. Pessoalmente, a minha maior motivação é prevenir o envelhecimento precoce da pele, como por exemplo através do aparecimento de manchas, rugas, descamamento e secura, motivados pela exposição ao sol e ao calor. Graças à diversificação de produtos, agora até há protectores solares de loção em spray, práticos na aplicação e no toque de frescura! Para uso diário, sem exposição prolongada (na praia, na piscina…), um protector de factor FPS15 faz muita diferença. E o cabelo também deve ter protecção especial.
4. Usar roupas leves
Esta medida para prevenir os efeitos do calor é o que se chama o tudo-em-um! Durante toda a estação quente, nunca dispenso vestidos, macacões, saias e calções. Isto sim, é roupa de Verão! Por vezes, nem t-shirts aguento vestir, pelo que os tops são obrigatórios no meu roupeiro, até os mais simples. Ao vestirmos roupa apertada (calças de ganga), pesada, desconfortável, apenas maximizamos o mal-estar que já nos é trazido pelo calor. E ainda há que pensar que, principalmente no que toca às calças, devem ser largas para permitir uma boa circulação sanguínea, já perturbada pelo calor!
5. Evitar alimentos quentes
No Verão, o que se quer é saladas, sopas frias, fruta, sumos, cocktails de alimentos frescos e cheios de vitaminas que nos restabeleçam depois de um dia quente, seja no trabalho ou na praia. Prevenir os efeitos do calor também passa por uma alimentação saudável e adequada às condições atmosféricas!