Os melhores conselhos de saúde e bem-estar passam pelo consumo de fruta, e apesar de hoje em dia termos o acesso a frutas exóticas de propriedades excepcionais, não devemos esquecer a fruta banal, daquela frutaria ao fundo da rua, pois também ela é saudável e apetitosa. Em particular a banana, e hoje tenho de partilhar com vocês algo que eu não sabia: a banana põe-nos bem dispostas.
Diz-se muito que este fruto engorda, mas aparentemente não é assim: a banana não engorda! Se isso já nos põe bem-dispostas, a combinação de três açúcares com fibras dá um grande empurrão à nossa energia graças ao seu grande poder saciante, o que significa que comer uma banana sacia o apetite como poucos alimentos.
Graças a um elevado teor de potássio e hidratos de carbono, a banana é um alimento de eleição para a prática de desporto e dificilmente há melhores conselhos de saúde e bem-estar que a prática de desporto regular! Segundo li, o medalhista olímpico Yohan Blake conta as bananas entre os seus segredos para o sucesso. Afinal, come 16 por dia!
Mas ainda não é por isso que a nossa boa disposição aumenta. Segundo descobri, este fruto é uma fonte rica em triptófano, um aminoácido que o nosso corpo transforma em serotonina. Como o aumento dos níveis de triptófano pode ter impacto na produção de serotonina e baixos níveis de serotonina estão relacionados com depressão, comer bananas pode mesmo aumentar o nosso humor.
Conselhos de saúde e bem-estar: a polivalência da banana
E porque realmente nada nos faz mais felizes que uma dieta equilibrada e saudável, as vantagens da banana não se ficam pelas atrás apresentadas.
Como é rica em ferro, ajuda na produção de hemoglobina, prevenindo a anemia. E como é rica em potássio mas baixa em sal, também é ideal para combater a pressão arterial e evitar doenças cardíacas. Igualmente importante, o potássio é crucial para o correcto funcionamento das nossas células nervosas, ajudando à libertação dos químicos que permitem ao cérebro transmitir ordens motoras, pelo que este é um alimento importante para uma boa função cerebral.
A vitamina B também ajuda a acalmar os nervos, enquanto é a única fruta que pode ser comida em estado cru nos casos crónicos porque se julga ter um efeito antiácido.
Tudo isto faz da banana um dos frutos mais ricos em nutrientes e mais saudáveis quando consumido regradamente. Tem por exemplo mais proteínas, hidratos de carbono ou fósforo que uma maçã.
E como comer uma banana?
Obviamente, crua! Certo?
Mas nada melhor que num batido de banana e iogurte adoçado com mel, para nos sentirmos realmente bem dispostas.
Podemos ainda fritá-la, a acompanhar outros alimentos, ou com leite de coco para fazer um molho bastante agradável no acompanhamento de carnes brancas.
Com um grande poder saciador do apetite, rica em nutrientes saudáveis, alto nível energético e estimulante para a produção de serotonina, agora já sabe porque é que lhe sabe tão bem comer uma banana!