Tratar da saúde do rosto é fundamental para quem quer manter uma imagem cuidada e de aspecto jovem. Uma boa alimentação regada a muita água é um das chaves para conseguir uma pele bonita e luminosa.
No entanto, comer bem é importante, de facto, mas não é suficiente para proteger a tez. Diariamente, estamos sujeitos a agressões externas, como a poluição, por exemplo, que prejudicam até as peles mais bem cuidadas. Assim sendo, há que ser inteligente e usar os recursos que a natureza nos dá a nosso favor.
Um das estratégias mais simples e eficazes para retardar os processos de degradação da pele é fazer nutritivas máscaras de rosto com argila. Contudo, antes de aplicar esta matéria na face convém saber um pouco mais acerca das suas propriedades, no intuito de evitar desagradáveis efeitos colaterais como alergias.
Para o ajudar a escolher a argila mais indicada para fazer as suas máscaras de rosto caseiras vamos já de seguida falar-lhe um pouco mais sobre este poderoso agente anti-envelhecimento.
Argila: um arco-íris de propriedades regeneradoras
Branca: Clareante
Indicada para peles sensíveis e desidratadas, tem pH muito próximo ao da pele e é a mais suave de todas as argilas. Torna a pele mais clara, ajuda cicatrizar e é um poderoso anti-inflamatório;
Amarela: tensora
É rica em elementos responsáveis pela formação da base de colagénio da pele, sendo por isso indicada para efeitos de rejuvenescimento e tratamentos cosméticos; aumenta a elasticidade da pele, combate e retrai o envelhecimento, pois tem bom efeito tensor e reduz rugas e inflamações;
Vermelha: redutora
Esta argila é ideal para fazer máscaras de rosto para peles sensíveis e de tonalidade rosada. É capaz de absorver temperaturas, e ajuda a reduzir o volume. Quando aplicada com movimentos circulares e esfoliantes na rosto, promove uma intensa renovação celular. Ao ser misturada com a argila branca, dá origem à argila rosa, uma versão mais suave e com acção desinfetante e cicatrizante.
Verde: unificadora
É a solução para peles oleosa ou jovens.Suga toxinas, e ajuda a eliminar o acne e seborreia. É muito antioxidante, tonificante e estimulante.
Castanha: revitalizante
Com efeitos purificantes, ajuda na cicatrizar e tonificar, sendo esta a argila mais rara devido ao seu grau de pureza.
Preta: Desintoxicante
Vulgarmente conhecida como lama negra ou vulcânica, é a mais cobiçada das argilas para fazer máscaras de rosto e outros tratamentos de corpo, sendo muito utilizada para a desintoxicar a pele. Tem uma forte acção anti-inflamatória, absorvente e anti-stresse, além de ser um agente rejuvenescedor por excelência. Melhora a circulação sanguínea, e até previne artroses.
A opinião dos especialistas é muito importante!
Apesar de lhe estarmos aqui a dar dicas para cuidar da pele sem sair de casa, é importante ressalvar e deixar claro que deve ser feita, sempre que possível, uma consulta com o seu médico. Por muito simples e naturais que pareçam estas máscaras de rosto, poderá haver alguma contra–indicação médica que apenas os profissionais qualificados para o efeito podem indicar.
Por isso, antes de qualquer aventura pelo mundo da cosmética caseira, procure a opinião de um médico.