Sempre me preocupei muito com a minha saúde e bem-estar e acredito que essa deve ser uma prioridade de todos nós. Por esse mesmo motivo, sempre que encontro alguma novidade ou facto interessante a esse respeito, gosto de partilhar com outras pessoas.
Normalmente, quando quero saber coisas novas nesta área, dou uma espreitadinha no blog da apresentadora Isabel Angelino, «As Paixões de Isabel». Ela tem sempre dicas muitos boas sobre saúde e bem-estar. Há não muito tempo, conheci, através de um post da apresentadora, o açaí em pó de agricultura biológica, que é muito rico em fibra e vitaminas e, b1 e b2. Desde então, este produto faz parte do meu dia-a-dia!
Recentemente, descobri um novo aliado da saúde muito potente e que está ao alcance de qualquer pessoa: as bagas goji. Estes pequenos frutos (que agora estão tanto em voga) têm propriedades verdadeiramente fantásticas e muito poderosas .
Quando começaram a aparecer no mercado diversos produtos estéticos e alimentares feitos à base de goji, fiquei super curiosa e decidi pesquisar mais aprofundadamente.
De acordo com inúmeros estudos científicos, estas pequenas bagas oriundas do Tibete, mais especificamente da planta Lycium barbarum, são extremamente ricas em vitamina C, nutriente que, como todos sabemos, é altamente benéfico para a saúde, pois melhora o sistema imunológico, o humor, previne problemas oftalmológicos e ajuda a emagrecer. E para além de tudo isto, estas baguinhas têm também uma potente acção anti-oxidante e anti-inflamatória, mantém o equilíbrio dos níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro.
Para as senhoras, este fruto é ainda mais benéfico, pois ajuda a diminuir a celulite e previne o aparecimento de vários tipos de cancro, como, por exemplo, o da mama.
Quando li tu isto, mal podia acreditar que umas bagas tão pequeninas pudessem ser tão incrivelmente poderosas na protecção da saúde!
E o melhor de tudo é que, ao contrário do que acontece com alguns alimentos que são bons para o nosso corpo, as bagas goji são deliciosas! Até já existem deliciosos chocolates negros feitos com esta pequena maravilha. Aconselho vivamente que provem, é simplesmente divinal e muito saudável!
Outra curiosidade que também tive a oportunidade de descobrir há pouco tempo tem que ver com a relação entre o nº de porções de vegetais ingeridos diariamente e a esperança de vida. Segundo uma pesquisa levada a cabo pela universidade College de Londres, se consumirmos 7 porções de frutas, vegetais e legumes por dia, aumenta efectivamente a esperança média de vida, tanto de homens como de mulheres.
Cada porção deve conter cerca de 80 gramas, equivalente a uma fruta grande ou um punhado de frutas ou verduras e legumes mais pequenos.
Não sei quanto a vocês, mas eu fico sempre fascinada com estas «pequenas grandes» descobertas! Saber que existem pequenos gestos diários que podem ajudar a melhorar a nossa saúde , motiva-me a querer apostar cada vez mais no meu bem-estar.
Espero que o post tenha sido útil e que vos incentive a ser mais curiosos e a apostar mais na vossa qualidade de vida!