As rugas na testa são conotadas com a idade, mas é cada vez mais frequente vê-las em pessoas jovens. É por isso natural que cada vez mais pessoas contactem dermatologistas e clínicas de estética à procura de saber como eliminar as rugas na testa. Os tratamentos disponíveis são hoje em dia de fácil administração e elevada eficácia, passando pelo preenchimento de rugas e pela injecção de bactéria botulínica (Botox). Deste modo, encontrar um dermatologista competente trará benefícios para a sua pele que transcendem a mera estética.
Quais os tratamentos para as rugas na testa?
A aplicação de injecções de toxina botulínica (mais conhecida como Botox) é o tratamento mais frequente para as rugas na testa e deverá ser efectivo na maioria dos casos. Porque as linhas de expressão na testa surgem através da actividade muscular, o Botox funciona através de uma acção limitadora da contracção muscular que provoca as rugas, atenuando-as.
Em particular, no caso de rugas mais profundas, o Botox será coadjuvado com procedimentos como os peelings e a utilização de preenchimentos. No primeiro caso, o peeling destina-se ao rejuvenescimento da epiderme, cuja renovação dos tecidos atenuará ainda mais as rugas.
O que são preenchimentos de rugas?
Finalmente, o preenchimento de rugas funciona através da injecção dos chamados fillers, produtos que se destinam a restaurar o volume perdido por tecidos enrugados ou com pregas. Actualmente os fillers semi-permamentes caíram em desuso, substituídos pelos temporários de absorção progressiva como é o caso do ácido hialurónico. Este é um ácido presente no organismo humano, e por isso a sua administração não apresenta qualquer risco para o organismo.
Finalmente existem os bio-estimulantes como a poli-capronolactona ou o ácido poliláctico. Estes materiais funcionam através da estimulação dos fibroblastos dérmicos para levarem à produção de colagénio, essenciais à manutenção da elasticidade dos tecidos.
Conheça cada uma das vantagens do tratamento preventivo das rugas na testa.
Embora a maioria das pessoas só com o avançar da idade procurem um tratamento para as rugas, assistimos hoje em dia à procura cada vez mais precoce destes tipos de tratamentos. Se ainda é jovem e já se sente incomodado pelas rugas, não deve sentir-se mal por isso. Longe de ser frívolo, o tratamento precoce das rugas na testa tem efeitos a longo prazo e é menos agressivo que o tratamento das rugas já instaladas.
Como a injecção de ácido hialurónico auxilia à hidratação dos tecidos e repõe a sua elasticidade, enquanto o Botox relaxa os músculos responsáveis pelas rugas na testa, o período durante o qual o tratamento actua e até que este perca o seu efeito corresponderá a um período de descanso e rejuvenescimento dos diversos tecidos afectados. O processo de surgimento de rugas na testa será retomado, mas terá ganho tempo na sua instalação.
Se desejar saber mais sobre o tratamento de rugas na testa, contacte uma clínica dermatológica e informe-se junto dos seus especialistas.
Lembre-se sempre de que os factores de maior sucesso em qualquer tratamento dermatológico são a competência e a experiência do médico.