Em conversa com a minha mãe há alguns dias estávamos a tentar descobrir uma forma de ajudá-la a perder peso, apenas uns meros quilos. Já se experimentou muita coisa nesta casa: comprimidos, dieta restritiva, dieta mais ou menos equilibrada e exercício físico. Que aborrecimento é praticar algumas medidas mais acertadas durante dois ou três dias e não ver resultados. Parece humorístico, mas é a realidade. Quer-se resultados em poucos dias. Toma-se comprimidos, mas fica-se em casa, faz-se caminhadas uns dias e pára-se. Hoje está frio, agora está calor, não gosto desta roupa, dói-me os pés… assim não se vai a nenhum lado. Estamos a chegar à época mais fria do ano, contudo vale a pena ter em atenção o peso para ser mais fácil de atingir o ideal no verão e não ter de passar por privações na sua dieta nas duas semanas antes da estação mais quente.
Dicas para perder peso
Na página das Clínicas Viver pode-se informar de excelentes dicas para perder peso de forma saudável e feliz: 1. Evite fazer compras com fome, pois terá tendência para optar por alimentos pouco saudáveis; 2. Faça um teste de intolerância alimentar; 3. Elimine e reduza a ingestão de alimentos: coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades de forma a manter os níveis de glicemia estáveis. Evite ainda os alimentos que são prejudiciais como os açúcares e gorduras. Atenção também às bebidas alcoólicas, aos refrigerantes e ao sal, privilegiado as especiarias que irão dar um gosto agradável aos seus cozinhados. Prefira ainda os cozidos e os grelhados. 4. Dia da asneira é necessário, mas só um por semana e deverá ser compensado com uma dose reforçada de exercício físico; 5. Faça exercício físico com regularidade; 6. Coma 7 vezes por dia e pausadamente, com um intervalo de cerca de 3 horas entre cada refeição; 7. Beba cerca de 1,5 l de água por dia; 8. Controle a ansiedade: a ansiedade pode levar a que a atenção se prenda mais com a comida. Quando estiver à mesa evite misturar a comida com assuntos que a inquietam. Faça da refeição um momento relaxante; 9. Construa um diário alimentar e verá como é mais fácil identificar os erros; 10. Confie em si! Um ingrediente secreto é a confiança que tem em si e nas suas potencialidades. Assuma uma atitude positiva sobre si mesma. Muna-se de auto-disciplina, força de vontade e perseverança.
Exemplo de uma dieta saudável para o seu dia-a-dia
Ao acordar: 1 copo de água. Pequeno-almoço: 1 copo de leite magro ou 1 iogurte magro (aromas, pedaços ou natural) ou sumo de laranja natural + 1 pãozinho (integral ou mistura) com 1 colher de chá de manteiga. Pode ainda optar por uma taça com 4 a 5 colheres de sopa de cereais ao invés dos alimentos referidos anteriormente. Meio da manhã: 1 peça de fruta ou 1 iogurte magro. Almoço: 1 sopa de legumes ou 1 salada ou legumes cozidos. Prato principal: 1 batata ou 2 colheres de sopa de arroz ou massa ou 4 colheres de sopa de ervilhas ou favas + 1 posta de peixe ou carne. Lanche: 1 peça de fruta ou 1 iogurte magro. Jantar: deverá ser semelhante ao almoço, mais mais pobre em hidratos de carbono. Pode optar por um creme de legumes e 2 tostas integrais com queijo fresco ou por uma salada com queijo fresco. Ceia: 1 copo de leite magro ou 1 iogurte magro ou 1 peça de fruta.
Escolher os alimentos
Alimentos aconselhados: – Leite magro; – Iogurtes naturais sem açúcar; – Queijo fresco com 0% de gordura; – Legumes frescos ou congelados; – Peixe: pescada, dourada, robalo, salmão, linguado, bacalhau e carnes brancas; – Certas frutas como melancia, melão, pêra, maçã, laranja, tangerina e kiwi; – Sopa de legumes com pouca batata.
Alimentos desaconselhados: – Produtos lácteos gordos e açucarados; – Carnes vermelhas e gordas; – Enchidos, alheiras, farinheiras; – Fritos com farinha, massa de pastel ou de rissol, massa folhada; – Ostras, lagostins, caranguejo, delícias do mar; – Enlatados; – Bebidas alcoólicas; – Refrigerantes (mesmo os light); – Doces. Nunca se esqueça que perder peso deve ser feito de uma forma saudável, progressiva e que a faça feliz. Não existem milagres para perder peso, mas sim um conjunto de atitudes optimizadas com a colaboração de uma equipa de saúde especializada que levam a resultados de acordo com os objectivos de cada pessoa, como é o caso das Clínicas Viver, que possuem ainda vários acordos e parcerias.