O que é o botox?
O botox – que também pode ser denominado de toxina botulínica – é uma substância que tem a capacidade para promover um efeito de tensão sobre a pele, sendo utilizado na área da estética para amenizar linhas de expressão e rugas na zona do rosto, que surgem devido à contracção natural dos músculos, nomeadamente as «marcas do tempo» que se localizam na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, para além dos sulcos junto dos lábios. A substância é introduzida através de uma simples injecção.
Quais os resultados que podemos esperar da aplicação de botox?
Quando se compara com cremes para linhas de expressão e rugas, a toxina botulínica acaba por originar resultados muito mais evidentes. O botox consegue bloquear a transmissão do impulso nervoso em músculos específicos, o que contribui para o seu «relaxamento». No entanto, como os receptores bloqueados são constantemente substituídos, o efeito do botox não é permanente, durando três ou quatro meses a nível do rosto. De resto, a substância tem uma aplicação preventiva e correctiva.
Há condições para a aplicação de botox?
A comunidade médica aconselha que os pacientes que recorrem ao botox tenham 25 anos, pelo menos. Além disso, a toxina botulínica é desaconselhável para as pessoas com alergia a qualquer elemento que integre a sua formulação. O mesmo acontece para grávidas, mulheres em amamentação e pacientes portadores de doenças imunológicas e neuromusculares.
Como se aplica o botox?
Antes de mais, existe uma consulta inicial, porque é importante conversar com o paciente para conhecer os seus objectivos e expectativas. Sendo aplicada nas terminações nervosas nas zonas que se encontram em tratamento, e diluída em soro fisiológico, a toxina botulínica não exige um cuidado especial antes ou após o procedimento. Por exemplo, basta utilizar anestésicos tópicos ou gelo, antes da introdução do botox, para que os pacientes sintam somente umas picadinhas leves da agulha. O tratamento é realizado em regime ambulatório e demora apenas uns 10 a 15 minutos.
O botox tem efeitos indesejáveis?
A aplicação da toxina botulínica não deixa qualquer cicatriz, nem nódoas negras. Em alguns casos, apenas existe uma pequena equimose na zona em que ocorre a picada que desaparece de três a cinco dias. Raramente há reações alérgicas. Ao contrário do que costuma ser divulgado, o botox não congela o rosto, deixando-o sem expressão.
É importante confiar em profissionais experientes e especializados para que o tratamento seja efectuado sem exageros, o que evita estas consequências.
Quando os resultados são evidentes?
Começam a notar-se ao terceiro e ao quarto dias depois da aplicação. Os melhores resultados são visíveis entre o sétimo e o 14º dia.
O botox é um dos melhores aliados para um rosto sempre jovem!