Os bons resultados de uma mamoplastia de aumento não dependem somente do procedimento cirúrgico em si. Para que se consiga alcançar uma excelente aparência nessa região, é igualmente fundamental seguir cuidados preciosos na fase pós-operatória. Só assim evita-se futuras complicações que até podem abalar a auto-estima de cada uma das pacientes.
Mamoplastia de aumento: qual é a importância de um sutiã pós-operatório?
Em primeiro lugar, é importante sublinhar que se deve respeitar o tempo de recuperação, antes de se regressar às actividades do dia-a-dia, incluindo ao trabalho. Esse período prolonga-se entre os três e os sete dias. Por outro lado, em alguns casos, torna-se mesmo necessário recorrer a uns drenos. Estes utensílios têm de ser retirados no primeiro ou no segundo dias, depois da mamoplastia de aumento.
Eis outra atitude bastante recomendável: usar um sutiã pós-operatório. A peça deve ser aplicada durante um mês após o procedimento estético, pelo menos. Na verdade, alguns especialistas em mamoplastia de aumento recomendam a utilização de um sutiã em períodos maiores que podem chegar até aos três meses. A lembrar que não se pode adquirir um sutiã qualquer: por exemplo, este acessório não deve conter uma armação de metal, o que até pode aleijar os seios, nem um tecido que provoque alergia.
Conheça outros cuidados essenciais na fase pós-operatória de uma mamoplastia de aumento:
. Posição de dormir – até quando se repousa, é fundamental ter alguns cuidados pós-operatórios. O melhor é colocar dois travesseiros nas costas para que se consiga elevar o tronco. Por outro lado, também é relevante dormir sempre com a barriga para cima e os braços devem permanecer estendidos ao longo do corpo. Já agora, fique ainda a saber que há almofadas grandes com a forma de um triângulo que, ao serem postas nas costas, acabam por trazer um maior conforto.
. Dieta rigorosa – geralmente, a ementa após uma mamoplastia de aumento tem de contar com comidas com pouco sal. Só com este tipo de ingredientes é que se consegue evitar um aumento do inchaço. No primeiro dia de pós-operatório, é mais indicado consumir uma refeição leve, composta por sopa, frutos, bolachas, gelatina e chá. Porém, logo no segundo dia, já é permitido um regime alimentar mais completo, desde que não se sinta náuseas. Por esse motivo, não se pode ingerir ingredientes que produzam gases. É o caso do alho e do feijão.
. Evitar os movimentos em excesso dos braços. Se quiser praticar actividade física, opte por umas caminhadas leves, realizadas de forma usual, depois de sete dias. Por volta dos 30 dias, já se pode fazer uns exercícios monitorizados.
. É completamente proibido ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico nos 14 dias que se seguem à mamoplastia de aumento.
. Só pode haver uma exposição directa ao sol depois dos 40 dias de pós-operatório.