Chegamos mais um uma vez ao final de mais um ano. É nestas alturas que geralmente paramos um pouco para fazer um balanço do ano findo e estabelecer novos objectivos para o próximo ano. Se um dos objectivos que planeia para 2014 é acabar com a celulite ou por fim à dor (muscular, reumática ou das articulações), então continue a ler porque este artigo foi escrito para si.
Mesoterapia, o que é?
Já ouviu falar em Mesoterapia? Mesoterapia é um tratamento de origem francesa criada pelo Dr. Michel Pistot em 1952. A mesoterapia consiste num tratamento estético e terapêutico, localizado e inofensivo.
É um tratamento muito simples de aplicar e com resultados muito positivos e visíveis ao fim de algumas sessões. As aplicações da mesoterapia são diversas. Muito recentemente, revelou-se um sucesso no tratamento da queda de cabelo (i.e. “mesoterapia capilar“).
Como se aplica o tratamento por Mesoterapia?
A aplicação deste tratamento é feita localmente através de micro-injecções com agulhas que variam entre 1 a 4 mm). Os fármacos aplicados (e.g. Medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, vasodilatadores, calcitoninas, polivitamínicos, etc.) dependem da patologia a tratar.
Trata-se de uma técnica desprovida de efeitos secundários. A medicação oral causa muitas vezes perturbações gástricas e a fisioterapia nem sempre consegue alcançar os resultados desejados. Nestes casos, a mesoterapia representar uma alternativa bem suportada pelo doente, em virtude dos fármacos serem aplicados no local certo.
A Mesoterapia no tratamento da celulite
Neste tipo de tratamento a aplicação é igualmente feita por injecções. Consiste em injectar, de forma intradérmica, medicamentos homeopáticos que são muito bem tolerados pelo organismo, e que ajudam a eliminar a gordura localizada. O tratamento é indolor.
O grande segredo da Mesoterapia no tratamento da celulite está na sua acção tripla:
- Acção lipolítica – responsável pela degradação das células gordas armazenadas;
- Acção circulatória – responsável por estimular a circulação sanguínea que beneficia a oxigenação e a eliminação das toxinas acumuladas;
- Acção drenante – responsável por contrariar a retenção de líquidos.
Em simultâneo, estas três acções produzem um efeito surpreendente ao nível da pele, que se torna mais lisa, firme e tonificada.
Em medicina estética a mesoterapia é uma referência no tratamento da celulite mas é igualmente útil no tratamento de estrias, flacidez e envelhecimento em geral, quer do corpo quer da face.
Normalmente, é apenas necessário recorrer de cinco a 10 sessões, um número que varia conforme os resultados apresentados.
E quem tem fobia e medo de agulhas? Será que pode recorrer à Mesoterapia para combater a celulite?
Alegrem-se os que temem as agulhas porque existe um tratamento de mesoterapia sem agulhas. Neste caso é utilizado um aparelho “roll-on” para deslizar sobre a pele.
A libertação de ondas electromagnéticas penetra profundamente na pele para melhorar o efeito “casca de laranja” e contribuir para a perda de alguns centímetros.
Quanto custa um tratamento de Mesoterapia?
O custo depende de caso para caso.
Quais são as outras aplicações da mesoterapia?
Para além de ser constantemente utilizada para fins estéticos, a mesoterapia encontra-se igualmente indicada para outros campos da medicina: desde a medicina desportiva aos tratamentos em doenças reumatismais.