Com a chegada do calor despertam as eternas preocupações das mulheres: estar em forma para o verão. Os chás, especialmente os que têm efeito drenante, são muito procurados enquanto complemento de uma dieta que no universo feminino é apelidada de «operação bikini».
As vantagens desta bebida são inúmeras. Aliás, o chá não é benéfico apenas enquanto bebida. Tem outras utilidades, com efeitos bastante animadores, sendo usado por exemplo como máscara facial ou em spa caseiro. Para quem aprecia receitas caseiras e bastante naturais tem como bom exemplo o blog de Isabel Angelino – Paixões de Isabel. Aqui encontra dicas para usar o chá enquanto esfoliante corporal ou para aumentar o brilho do cabelo.
O poder do chá é terapêutico e funciona até como tratamento estético
A maioria das pessoas conhece os benefícios do chá enquanto «medicamento» natural. Existem vários tipos, que têm funções diferentes, mas todos proporcionam o bem-estar do nosso organismo. A maioria das infusões é originária de países como China ou Índia, pelo que são provenientes da mesma espécie, a camellia sinensis.
O chá verde é o mais procurado nesta altura do ano, por ser menos oxidado. É diurético e, por isso, muito solicitado pelas mulheres que querem livrar-se da incómoda retenção de líquidos. De tom esverdeado suave e cheiro a verduras frescas, é famoso pela excelente ação antioxidante. Já o preto é sem dúvida o mais forte da gama de chás. O aroma é forte e irá manter a mente desperta por umas boas horas.
A versão intermédia entre o verde e o preto dá pelo nome oolong e é a menos conhecida. O chá branco é o mais jovem, delicado e menos oxidado dos chás. Daí o seu sabor suave e adocicado.
O chá de gengibre é muito bom para quem pretende emagrecer. Isto porque inibe o apetite e confere uma sensação de saciedade, acelerando o metabolismo. Este tipo de chá é igualmente benéfico na cura de gripes, tendo uma ação semelhante ao de preparados como limão ou camomila. O chá de cavalinha é uma boa bebida para quem está a tentar perder peso.
A origem dos chás mais conhecidos está na Índia e China
Em blogs especializados em saúde e bem-estar, é comum encontrar várias receitas que envolvem chá. Por exemplo, no referido blog Paixões de Isabel vai descobrir que o chá verde pode ser usado para esfoliante natural do corpo. Basta que tenha açúcar, limão e mel. No blog explicam o processo passo a passo. Aliás, este tipo de bebida, devido ao poder anti-oxidante, é ótimo para combater o inchaço dos olhos e disfarçar noites mal dormidas. Há ainda quem produza sprays faciais com este produto.
Existem igualmente preparados caseiros que incluem o chá preto como o elemento principal para dar brilho ao cabelo. O chá de alecrim também é uma ótima combinação para a saúde da pele. Portanto, como se pode constatar, o seu poder é bem maior que o medicinal.
O chá tem muitas formas de atuar e é um bom amigo de qualquer ritual de beleza.