O óleo de coco é o óleo extraído do fruto com o mesmo nome, sendo comestível e passível de proporcionar diversos efeitos positivos ao nosso corpo. Isto acontece porque trata-se de um óleo multifacetado e, embora seja muito conhecido e utilizado para aplicações culinárias, na realidade, o mesmo pode ter outro tipo de aplicações, isto é, medicinais, uma vez que tem diversos benefícios para a saúde.
Benefícios do óleo de coco
Normalmente, são associados ao óleo de coco um número significativo de benefícios para a saúde, contudo, entre os mesmos, podemos destacar desde já os seguintes:
Ajuda a perder peso – Este óleo pode ajudar os seus propósitos de perda de peso. Isto acontece porque, devido aos seus níveis de ácidos graxos, tem um efeito positivo na redução da gordura, especialmente na zona abdominal das mulheres.
Combate o stresse – Como tem um efeito suavizante, este óleo ajuda a combater o stresse, quando o mesmo é aplicado no couro cabeludo através de massagem, potenciando, em vez disso, o bem-estar.
Fortalece o sistema imunitário – Devido a alguns dos seus componentes, nomeadamente os líquidos antimicrobianos, o ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico, este tipo de óleo tem um papel importante no fortalecimento do seu sistema imunitário.
Funciona como hidratante – Trata-se de um excelente óleo para aplicar na pele através de uma massagem, uma vez que funciona como hidratante para vários tipos de pele, incluindo da pele seca.
Promove a saúde capilar – Quando aplicado no couro cabeludo, promove a saúde capilar, propiciando um crescimento mais célere do cabelo e, em simultâneo, conferindo mais brilho ao mesmo.
Cuidados a ter com o consumo de óleo de coco
De forma a obter estes benefícios, contudo, é importante ter algum cuidado no manuseio deste óleo, mais concretamente para efeitos de consumo, uma vez que, devido aos seus elevados níveis de gorduras saturadas, quando tomado de forma excessiva, pode ter efeitos contrários aos desejáveis, resultando, por exemplo, num aumento do peso, em detrimento da redução do mesmo.
Nesse sentido, deverá consumir o óleo de coco de uma forma equilibrada, sendo que o ideal passa por consumir somente uma colher de sopa com o mesmo, para evitar os efeitos colaterais.
Fontes de óleo de coco
Atualmente, existem ao seu dispor diferentes tipos de óleo de coco, de acordo com a finalidade que pretende usar os mesmos. Nessa ótica, encontramos desde o óleo puro, muito utilizado para aplicações na pele, o refinado, que pode ser utilizado no âmbito culinário, o virgem, que pode ser útil nos objetivos de perda de peso, entre outros, pelo que, se pretende usufruir das potencialidades deste óleo, é necessário que se informe atempadamente do tipo que quer comprar ou, em alternativa, que veja com atenção o rótulo do produto antes de o adquirir, para efetuar uma compra de acordo com a aplicação que pretende dar ao mesmo.
O tipo de óleo que adquirir irá influenciar decisivamente a sua eficácia, contudo, independentemente do mesmo, é importante que o use com moderação e tenha alguns cuidados, como veiculamos acima, de forma a que possa colher os benefícios que pretende e, concomitantemente, evitar quaisquer potenciais efeitos secundários associados à utilização inadequada deste óleo, para as diferentes finalidades para o qual o mesmo está indicado.