Perder a barriga após a gravidez é uma das preocupações diárias da recém mamã.
Algumas das perguntas mais comuns após o parto são:
- Porque razão a minha barriga ainda parece de grávida?
- Quanto tempo demora a voltar ao normal?
- As cintas modeladoras funcionam?
- O que posso fazer mais para voltar à minha roupa normal?
Quando se esteve grávida mais de uma vez, perder a barriga é difícil, a forma sofre alterações permanentes e as estrias teimam em ficar.
Mas o importante é preocupar-se consigo, trabalhar a sua auto-estima, o seu bem-estar, o seu corpo e, consequentemente, a sua imagem.
Como perder a barriga e devolver firmeza ao corpo após a gravidez?
1. Amamente
Para além de ser benéfico para o bebé, a produção de leite queima calorias e ajuda o organismo a regularizar mais rapidamente.
Porém, a produção de leite na amamentação aumenta o apetite, pelo que deverá ter cuidados redobrados com a sua alimentação neste período.
2. Mexa-se
Para perder a barriga e o peso extra, considere manter alguma actividade. Faça as suas rotinas diárias a pé, passeie o bebé. Para além de ter benefícios psicológicos, fisicamente também tirará dividendos.
No caso de cesariana ou complicações, consulte o seu médico acerca do tempo de recuperação necessário.
Após a autorização do médico para alguns exercícios localizados, tente alguma atividade física (mesmo que em casa) para refirmar a sua barriga e voltar à sua forma.
Exercícios para perder a barriga de grávida
Nesta fase deve ter cuidado com exercícios de rotação ou de levantamento do corpo de uma posição horizontal para vertical.
Desaconselha-se também, para já, exercícios de costas, levantar as pernas, bicicleta dorsal, estiramentos laterais, etc.
Partindo do pressuposto que não tem uma separação dos músculos abdominais, pode realizar exercícios abdominais adaptados à sua condição de pós-parto.
Nas Clínicas Viver sugerimos que use uma esteira de ioga para não magoar a pele ou as costas no chão.
Siga estas indicações:
- Deite-se de costas, flicta os joelhos e apoie bem os pés no chão;
- Apoie a nuca nas mãos com os cotovelos virados para fora;
- Endireite o queixo;
- A parte inferior das costas deve estar bem apoiada no chão;
- Inspire;
- Ao levantar a cabeça (sempre com a ajuda as mãos) deve expirar e contrair os abdominais, encolhendo o umbigo,
- Inspire ao descer a cabeça.
Comece com 8 a 12 repetições. Com o conforto do exercício pode aumentar o número de repetições de forma gradual e o grau de dificuldade.
Por grau de dificuldade queremos dizer, ângulo de elevação do corpo. Comece por levantar apenas a cabeça, depois a cabeça e os ombros, por fim o tronco.
Precisa de ajuda para recuperar a forma após a gravidez?
Sabemos que um bebé concentra todas as atenções. Pode não ser fácil colocar em prática um plano para recuperar a forma inicial.
Podemos ajudá-la.
Nas Clínicas Viver, procuramos adaptar os programas de emagrecimento e perda de peso a cada caso (e disponibilidade da mãe), bem como propor os tratamentos mais eficazes.
A felicidade e satisfação com a sua imagem, será contagiante. Vai, com certeza, sentir-se renovada. Marque a sua primeira consulta.