Eis uma verdade que aprendemos desde pequeninos: as frutas são uns dos ingredientes mais importantes para garantir uma alimentação equilibrada e saudável. Aliás, quanto mais diferente for o consumo de frutas, mais vantagens ganhamos para o nosso organismo: afinal de contas, um cabaz deste tipo de produtos inclui diferentes nutrientes… e em variadíssimas quantidades. Porém, quais serão as melhores frutas para quem deseja emagrecer de forma eficaz?
Sabia que as maçãs são uns dos melhores frutos para emagrecer com saúde?
Sem dúvida que as maçãs têm de ser umas das protagonistas da ementa de todos aqueles que pretendem perder peso… sem perder a saúde! É que este é um exemplo de frutas duras que nos obriga a mastigar imenso e ainda é repleto de fibras. Tudo isto contribui para uma maior sensação de saciedade.
De resto, as maçãs possuem pectina. Trata-se de uma fibra solúvel que se consegue transformar em gel na região do estômago e ainda arrasta a gordura para fora do organismo. Sem esquecer igualmente da presença do potássio, que retira o sódio extra do organismo: sendo assim, há uma diminuição da retenção de líquidos e, por consequência, uma redução do inchaço.
A lembrar que as vantagens da maçã são muito mais evidentes quando se prova a fruta em estado sólido e com casca, de preferência.
Conheça outros frutos que ajudam a perder peso eficazmente:
- Morango – apresentamos um excelente aliado para emagrecer, devido às calorias negativas. Para além disso, a fruta contém vitamina C e ferro e, por esse motivo, transforma-se num anti-inflamatório natural e de qualidade.
- Manga – possui uma grande quantidade de fibras, contando com uma acção de extrema relevância no intestino.
- Banana – por curiosidade, fique a saber que as bananas de tom verde incluem umas componentes que salvaguardam as paredes do estômago, um benefício evidente para aqueles que padecem de azia e de gastrite. Por exemplo, antes de amadurecer, a banana possui mais amido que, como é digerido, em primeiro lugar, na boca, contribui para que haja uma menor produção de ácido pelo estômago, o que reduz a sua irritação.
- Melancia – como tem mais de 90% de água, a melancia consegue desintoxicar o organismo, ao promover uma eficaz eliminação de toxinas e de gorduras. Mas existem ainda mais vantagens: além de conter licopeno, que previne o aparecimento de doenças cardíacas, a fruta inclui L-Citrulina diminui o nível de açúcar na corrente sanguínea e ainda tem capacidade para evitar a acumulação de gordura na região do abdómen. Sem esquecer que a melancia conta com pouquíssimas calorias.
- Pêra – é rica em fibras, o que melhora o trânsito do intestino e aumenta a saciedade. A pêra também regula os níveis de colesterol na corrente do sangue.