Os mais vaidosos já contam com diversos aliados na sua rotina de beleza: um protector solar para evitar lesões na pele (mesmo no Outono e no Inverno), um creme hidratante para contornar os perigos da cútis seca, exercícios físicos para lutar contra a teimosa flacidez… No entanto, é igualmente aconselhável que não se descuide de um regime alimentar equilibrado e variado, composto por ingredientes que nos livrem de algumas neuras. Vejamos o caso da celulite.
Sabia que o chocolate amargo pode ser importante para lutar contra a celulite?
Sendo assim, para vencer o combate à celulite, não há nada como começar por assegurar a rigidez da pele. Para isso, a ementa tem de incluir uma boa dose de proteínas, graças a produtos, como ovos, leite e carne. Chocolate amargo, chá verde, frutas secas e uvas são outros exemplos de alimentos que são uma excelente ajuda para evitar a flacidez. Afinal de contas, estamos a falar de produtos com flavonoides, umas substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, ao mesmo tempo, ajudando na produção de colagénio e lutando contra os radicais livres.
Como é óbvio, as fibras são outros nutrientes obrigatórios. É por isso que se torna tão necessário consumir alimentos integrais. Afinal, ao contarem com tantas fibras, estes ingredientes têm capacidade para melhorar o funcionamento dos intestinos, havendo uma inibição da absorção de toxinas e uma maior eliminação das impurezas.
Conheça mais sete alimentos que previnem e combatem a celulite:
- Chás – independentemente da sua cor e do seu sabor, estas bebidas têm capacidade para melhorar o funcionamento do sistema circulatório e para desintoxicar o organismo.
- Salmão – este peixe representa a necessidade de consumir alimentos com ómega 3, porque os ingredientes têm uma função antioxidante.
- Gengibre – para além de acelerar o metabolismo, esta planta destaca-se pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Oleaginosas – é o caso de nozes, de amêndoas e de castanhas. Estes alimentos conseguem actuar como antioxidantes e, como é óbvio, evitam o aparecimento e o desenvolvimento de celulite.
- Frutas vermelhas – a lista é longa: framboesa, amora, morango, cereja, açaí… As frutas com esta cor também são antioxidantes e ainda permitem a eliminação de radicais livres. Basta ingerir umas dez unidades por dia.
- Maçã – quando consumimos este fruto, há um gel que se forma no estômago, o que acaba por atrasar a absorção da glicose e por dificultar a absorção de gorduras. De resto, com a maçã, é possível que haja a neutralização de toxinas no organismo.
- Frutas cítricas – mais uma vez, são um exemplo de alimentos que conseguem eliminar as toxinas, para além de reduzirem o volume das células. Abacaxi, limão e laranja são apenas alguns dos exemplos.
- Melão e melancia – tanto possuem uma acção diurética, como melhoram a circulação. Atenção: a melancia não pode ser consumida todos os dias, porque aumenta o nível de açúcar no sangue rapidamente.